Treinamentos e Cursos de Ponte Rolante

Para mover cargas extremamente pesadas ou volumosas através do espaço aéreo em uma instalação, em vez de utilizar paleteiras ou outros equipamentos, uma ponte rolante (também chamada de guindaste industrial ou guindaste )  é recomenda para levantar, abaixar e mover um carregar horizontalmente. Os cursos e treinamentos para ponte rolante devem ser feito por todos os envolvidos nas operações.

Os guindastes suspensos têm alta capacidade de elevação para o movimento da carga. O deslocamento do guindaste é dirigido por um operador, manualmente ou com uma estação pendente com fio ou controles sem fio que orientam suas viagens elétricas ou pneumáticas.

Os usos típicos incluem o movimento multidirecional de materiais para apoiar as atividades de fabricação, armazenamento, carregamento ou descarregamento dentro de uma instalação, fora em um pátio, ou em uma ferrovia ou porto de embarque. Em todas as localidades, é necessário que todos os envolvidos, diretos e indiretamente nos processos, tenham feito os cursos e treinamentos para ponte rolante recomendados.

As pontes rolantes cobrem uma área retangular, movendo uma carga de um lado para o outro e para trás e para frente.

O dispositivo de elevação, denominado talha, é montado em um carrinho para movimento horizontal através de uma viga de ponte conectada a uma ou mais vigas horizontais que são suportadas em ambas as extremidades por caminhões. Os caminhões finais são fixados em ângulos retos com as vigas e se movem em pistas fixas.

O curso horizontal de guindastes tipo push é acionado manualmente pelo operador; alternativamente, uma ponte rolante elétrica é movida a eletricidade. Ainda outros guindastes podem ser movidos a ar (pneumáticos). Os guindastes vêm em uma variedade de estilos e são usados ​​com uma série de acessórios para facilitar o levantamento de carga, incluindo:

Guindaste de viga única – utiliza uma viga de ponte única conectada às duas pistas e caminhões finais. Esta viga da ponte ou viga única suporta um mecanismo de elevação ou talha que corre no flange inferior da viga da ponte; também conhecido como guindaste sob operação ou guindaste suspenso.

Guindaste de viga dupla – Esses guindastes utilizam duas vigas de ponte colocadas no topo dos caminhões da extremidade da pista. Eles normalmente incorporam um guincho de trole que se move ao longo do topo das duas vigas da ponte em seu próprio conjunto de rodas para aumentar o espaço livre sob o guindaste; também chamado de guindaste superior.

Guindaste de viga em caixa – utiliza uma configuração de caixa de quatro lados na fabricação da viga de ponte. Isso aumenta a capacidade de carga do guindaste e acomoda distâncias maiores da ponte. Geralmente, eles são utilizados em pares com o mecanismo de içamento operando em trilhos fixados no topo de cada viga de caixa.

Guindaste de viga treliçada – Um guindaste projetado com vigas mestras estruturalmente reforçadas para maior amplitude e capacidade de carga.

Guindaste com viga em I – utiliza viga em I padrão como viga da ponte e também pode empregar vigas em I como as vigas da pista.

Ponte rolante – configurados para montar uma carga e, geralmente, sobre rodas, esses guindastes são normalmente usados ​​em depósitos de madeira ou para mover grandes contêineres em portos marítimos.

Guindaste de torre – Manuseia cargas muito grandes e pesadas nos canteiros de obras e para o carregamento e descarregamento de contêineres de transporte.

Empilhador – guindastes que usam um dispositivo de manuseio de carga diferente de uma talha, como um mastro giratório ou telescópico suspenso no trole da ponte e equipado com garfos simples ou duplos ou um elevador de garra.

Efetores de extremidade ou abaixo do equipamento do gancho: Uma variedade de acessórios diferentes, específicos para a aplicação, podem ser adicionados à talha da ponte rolante para lidar com o levantamento ou posicionamento de diferentes cargas. Esses incluem:

Um gancho dispositivo que permite o levantamento de uma bobina por meio da inserção de um gancho no diâmetro interno da bobina. Um girador de gancho motorizado aciona a rotação do gancho preso ao bloco inferior de uma talha para controle de carga adicional.

Os elevadores de preensão usam fricção ou pressão que causa indentação para segurar uma carga. As garras ou grampos da pinça utilizam uma ação do tipo tesoura para segurar uma carga. As garras da bobina prendem o diâmetro externo de uma bobina por meio de pinças ou mecanismos de fixação para levantá-la ou girá-la.

Os elevadores mecânicos são compostos por duas ou mais peças rígidas que se movem em conjunto quando acionadas manualmente para proteger a carga.

Os elevadores a vácuo utilizam uma bomba de extração elétrica e almofadas seladas para criar um vácuo para prender o elevador a um objeto.

Os levantadores de folhas usam duas garras para agarrar uma carga de folha de metal ou madeira enrolando nas bordas. Uma borda na parte inferior das garras impede que a folha caia do levantador.

Vigas de içamento feitas de metal sólido ou fabricado, ou de madeira, são suspensas de uma talha / guindaste para fornecer vários pontos de içamento de carga para melhor segurança e controle do movimento da carga. Uma viga espalhadora usa dois ou mais ganchos para espalhar a carga em mais de um ponto de içamento. Para todas as aplicações, é necessário realizar cursos e treinamentos para ponte rolante para o correto manuseio dos equipamentos.

Os ímãs levantam, carregam ou liberam objetos ferrosos planos ou redondos com ou sem fonte de alimentação elétrica.

Lingas ou talhas de correia feitas de náilon, poliéster, cabo de aço ou materiais de elevação de corrente que são muito grandes e volumosos para serem transportados de qualquer outra forma, como bobinas de aço ou chapas.

Os guindastes suspensos são usados ​​em uma variedade de áreas para apoiar o processamento e manuseio em toda a instalação. Para todas as atividades, é importante que os operadores tenham feito os cursos e treinamentos para ponte rolante:

  • Montagem: Movendo produtos através de processos de produção
  • Transporte: Carregamento de produtos acabados em reboques ou vagões abertos
  • Preparação: Retenção do trabalho em processo para processos de produção adicionais
  • Armazenamento: Transporte de itens pesados ​​de e para áreas de armazenamento
  • Armazenamento: Movimentação de produtos grandes e pesados ​​de e para as docas
 


Curso em Company

Curso em Company Treinamentos e Cursos In Company em Segurança do Trabalho Treinamentos e Cursos In Company em Segurança do Trabalho com programação personalizada, e desenvolvida exclusivamente para atender à…

Aula Prática Brigada de Incêndio

Capacitar, atualizar e certificar profissionais nas ações de prevenção e combate a princípios de incêndios,como proceder de forma segura, de modo a garantir sua própria segurança, nas açoes da brigada.…

Vasos de Pressão

Vasos de Pressão Operação de Caldeiras e Vasos de Pressão NR-13 operação de caldeiras Caldeira e Vasos de Pressão com  segurança ,aplicação toda empresa com operação de caldeiras e vasos…

CIPA Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

CIPA Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem…

Curso Básico NR–10

A NR 10 é a Norma Regulamentadora que é emitida em uma parceria com o Ministério do Trabalho no Brasil com o objetivo de garantir toda a segurança e a…

Cursos na Empresa Treinamentos

A maior vantagem do colaborador é ter acesso a um aprimoramento profissional de qualidade, com atualização rápida e aplicabilidade imediata. Tudo isso faz com que os funcionários sejam motivados e…

Aula Prática com Empilhadeira

Na aula prática com a empilhadeira o profissional terá conhecimento sobre o funcionamento de uma empilhadeira, aprender a conduzir, ter conhecimento sobre o funcionamento de uma empilhadeira, remoções e outras…

Curso Operador Empilhadeira Elétrica

Curso de operador de empilhadeira elétrica  conhecimentos e informações quanto a utilização das Manuais e outras Máquinas para Movimentação de Cargas, sobre Segurança no Trabalho, Prevenção de Acidentes, também ensinamento…

Benefícios do EPI

O EPI é mais conhecido como o equipamento de utilização individual no qual é totalmente destinado para a proteção existente de riscos que são suscetíveis e que ameaçam a segurança…

Curso de Espaço Confinado para Trabalhadores e Vigias

Curso de espaço confinado para trabalhadores e vigias ,o treinamento oferece reconhecimento, avaliação e controle de riscos para que ele seja capaz de identificar espaços confinados, reconhecer, avaliar, monitorar e…

Curso de Instrutor de Empilhadeira Inscrições Aberta

Curso de Instrutor de Empilhadeira Inscrições Aberta O instrutor assegura o funcionamento e a utilização dos recursos de segurança, e propõe condições de segurança do trabalho, buscando a integridade física…

Como Fazer Laudos Técnico

Você sabe o que é um Laudo Técnico que a sua objetivo? Você saberia elaborar um? Um laudo técnico é um documento que contém o informe de um perito ou…

Curso NR 20 Líquidos Combustíveis e Inflamáveis

Curso NR 20 Líquidos Combustíveis e Inflamáveis estabelece requisitos mínimos para a gestão de segurança no trabalho contra riscos de acidente decorrentes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio…

Cursos e Treinamentos de Maquinas Leves e Pesadas

Cursos e Treinamentos de Maquinas Leves e Pesadas multiplicador de treinamento para operadores  está apoiado no processo educacional aplicado de maneira sistemática e organizada. Para tanto contamos com uma equipe…

Curso de Operador de Maquinas Pesadas

Curso de Operador de Maquinas Pesadas  multiplicador de treinamento para operadores  está apoiado no processo educacional aplicado de maneira sistemática e organizada . Para tanto contamos com uma equipe de…

Como Montar e Desmontar Andaimes

Como montar e desmontar andaimes capacitar os participantes para prevenção em acidentes na montagem e desmontagem de andaimes e a desempenhar suas funções laborais em alturas superiores a 2,0 m,…

Curso de Operador de Paleteira

Para que seja usado com segurança e eficácia, fazem-se necessários operadores treinados e capacitados para o correto manuseio do equipamento. Curso de Operador de Paleteira Treinamento de Operador de Paleteira,…

Plataforma Aérea

Plataforma Aérea Curso de Plataforma Elevatoria Antes de colocar em operação as plataformas elevatórias, o trabalhador deve ter em mente todos os procedimentos relacionados ao funcionamento de máquinas de pequeno,…

Aula Prática com Ponte Rolante

Capacitar os operadores de forma clara e consistente visando a segurança para que possam operar a Ponte Rolante na movimentação de cargas sem risco de acidentes, demonstrar técnicas para amarração…

Treinamento Trabalho e Altura

Treinamento trabalho e altura capacitação para o trabalho em altura.além dos treinamentos específicos para as atividades que o trabalhador irá desenvolver, a capacitação prevista neste item compreende os treinamentos para…

Curso e Treinamento de Segurança em Escoramento de Valas

Curso e treinamento de segurança em escoramento de valas técnicas e forma teórica e prática, habilitando os alunos desenvolverem trabalhos escoramento de valas com segurança e agilidade, preservando assim sua…

Curso de Instrutor de Transpaleteira Elétrica

Curso de Instrutor de Transpaleteira Elétrica qualificar os profissionais habilitados, para elaborar, coordenar e ministrar cursos para trabalhadores . Ministrar treinamentos para o desenvolvimento profissional de instrutores e multiplicadores de…

Quero Saber os Próximos Cursos Cadastre-se Agora!

  
A sua informação está segura conosco e nunca será compartilhada.