Laudo técnico para contêineres

Os contêineres são itens de uso bastante versáteis, que servem praticamente para compartilhamento de máquinas, aumentar a produção, importar e exportar produtos, etc. Além disso, também são usados em canteiros de obras, como escritórios, vestiários, local para guardar equipamentos entre muitos outros, e por ser de tanta importância, o lauto técnico de habilidades se torna essencial para o seu uso.

O nome de habilidades para contêineres se dá pelos seus diversos usos, incluindo aqueles que são usados para transporte marítimo e os que são usados nas empresas. Com isso, é preciso ter um laudo técnico de habilidade para contêineres que designe seu uso específico.

Para que serve o laudo técnico?

O laudo de habilidade para contêineres serve para certificar que naquele container não há riscos nem químicos, nem físicos ou biológicos para o que será usado, seguindo as normas da portaria nº 30 do Ministério do Trabalho e Emprego.

De acordo com as normas específicas, a adaptação de cada container precisa passar por inspeção, e é aí que o laudo técnico é elaborado pelo profissional que estiver habilitado.

Originalmente os contêineres eram usados somente para transportar cargas e armazenar. Com o tempo seu uso foi se diversificando e por isso, uma nova fiscalização passou a ser exigida, para habilitar o seu destino para outras atividades.

A fiscalização disso, passou a ser principalmente quanto as características do container para o seu uso, e principalmente os riscos que estes poderiam vir a causar em quem o utilizasse. Por isso, o laudo técnico de habilidade pra contêineres passou a ser feito por um profissional capacitado em distinguir e identificar esses problemas.

Qual o objetivo do laudo técnico?

Inicialmente o principal objetivo do laudo técnico de habilidade para contêineres é encontrar e eliminar qualquer agente que possa oferecer riscos para a saúde humana. Com isso, a elaboração do laudo deve ser certificada, constando a ausência de riscos biológicos, químicos e físicos.

O laudo técnico deve seguir a portaria nº 30, pelo TEM e, 13/12/00, acrescentando ainda a NR 18.4.1.3.2, que diz:

  • “Tratando-se de adaptação de contêineres, originalmente utilizados no transporte ou acondicionamento de cargas, deverá ser mantido no canteiro de obras, à disposição da fiscalização do trabalho e do sindicato profissional, laudo técnico elaborado por profissional legalmente habilitado, relativo à ausência de riscos químicos, biológicos e físicos com a identificação da empresa responsável pela adaptação.”

Quais são os agentes avaliados?

Inicialmente os agentes físicos, segundo as normas, devem ser avaliados como agentes de radiação ionizante com o uso de um aparelho, chamado radiômetro digital, que deve estar sempre calibrado com ondas alfas, beta e gama.

Os resultados devem ser adicionados a uma planilha para serem comparados com os limites que são toleráveis dentro dos limites nacionais e internacionais aceitáveis.

Já os agentes de cunho químico e biológico, devem ser avaliados de maneira qualitativa, para verificar se há ou não a existência de resíduos que possam comprometer a saúde ou a segurança das pessoas que estarão ali.

Metodologia aplicada

Toda a inspeção para o laudo técnico de habilidade para contêineres possui uma metodologia, que o perito usa. Essa inspeção deve ser feita a partir de uma abertura ou compartimento que estiver disponível para visualização.

Esse processo as vezes pode danificar ou destruir o container, e por isso, deve ficar a cargo da empresa contratante, fazer essas aberturas, para que os seus reparos também sejam de sua responsabilidade.

O lauto técnico de habilidade pode se feito através de solicitações quantitativas desses agentes. O custo fica a cargo da empresa que irá contratar os serviços e por isso, além das avaliações do container também é preciso que seja feito um laudo de liberação para que o container possa ser usado, normalmente.

Curso em Company

Curso em Company Treinamentos e Cursos In Company em Segurança do Trabalho Treinamentos e Cursos In Company em Segurança do Trabalho com programação personalizada, e desenvolvida exclusivamente para atender à…

Aula Prática Brigada de Incêndio

Capacitar, atualizar e certificar profissionais nas ações de prevenção e combate a princípios de incêndios,como proceder de forma segura, de modo a garantir sua própria segurança, nas açoes da brigada.…

Vasos de Pressão

Vasos de Pressão Operação de Caldeiras e Vasos de Pressão NR-13 operação de caldeiras Caldeira e Vasos de Pressão com  segurança ,aplicação toda empresa com operação de caldeiras e vasos…

CIPA Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

CIPA Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem…

Curso Básico NR–10

A NR 10 é a Norma Regulamentadora que é emitida em uma parceria com o Ministério do Trabalho no Brasil com o objetivo de garantir toda a segurança e a…

Cursos na Empresa Treinamentos

A maior vantagem do colaborador é ter acesso a um aprimoramento profissional de qualidade, com atualização rápida e aplicabilidade imediata. Tudo isso faz com que os funcionários sejam motivados e…

Aula Prática com Empilhadeira

Na aula prática com a empilhadeira o profissional terá conhecimento sobre o funcionamento de uma empilhadeira, aprender a conduzir, ter conhecimento sobre o funcionamento de uma empilhadeira, remoções e outras…

Curso Operador Empilhadeira Elétrica

Curso de operador de empilhadeira elétrica  conhecimentos e informações quanto a utilização das Manuais e outras Máquinas para Movimentação de Cargas, sobre Segurança no Trabalho, Prevenção de Acidentes, também ensinamento…

Benefícios do EPI

O EPI é mais conhecido como o equipamento de utilização individual no qual é totalmente destinado para a proteção existente de riscos que são suscetíveis e que ameaçam a segurança…

Curso de Espaço Confinado para Trabalhadores e Vigias

Curso de espaço confinado para trabalhadores e vigias ,o treinamento oferece reconhecimento, avaliação e controle de riscos para que ele seja capaz de identificar espaços confinados, reconhecer, avaliar, monitorar e…

Curso de Instrutor de Empilhadeira Inscrições Aberta

Curso de Instrutor de Empilhadeira Inscrições Aberta O instrutor assegura o funcionamento e a utilização dos recursos de segurança, e propõe condições de segurança do trabalho, buscando a integridade física…

Como Fazer Laudos Técnico

Você sabe o que é um Laudo Técnico que a sua objetivo? Você saberia elaborar um? Um laudo técnico é um documento que contém o informe de um perito ou…

Curso NR 20 Líquidos Combustíveis e Inflamáveis

Curso NR 20 Líquidos Combustíveis e Inflamáveis estabelece requisitos mínimos para a gestão de segurança no trabalho contra riscos de acidente decorrentes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio…

Cursos e Treinamentos de Maquinas Leves e Pesadas

Cursos e Treinamentos de Maquinas Leves e Pesadas multiplicador de treinamento para operadores  está apoiado no processo educacional aplicado de maneira sistemática e organizada. Para tanto contamos com uma equipe…

Curso de Operador de Maquinas Pesadas

Curso de Operador de Maquinas Pesadas  multiplicador de treinamento para operadores  está apoiado no processo educacional aplicado de maneira sistemática e organizada . Para tanto contamos com uma equipe de…

Como Montar e Desmontar Andaimes

Como montar e desmontar andaimes capacitar os participantes para prevenção em acidentes na montagem e desmontagem de andaimes e a desempenhar suas funções laborais em alturas superiores a 2,0 m,…

Curso de Operador de Paleteira

Para que seja usado com segurança e eficácia, fazem-se necessários operadores treinados e capacitados para o correto manuseio do equipamento. Curso de Operador de Paleteira Treinamento de Operador de Paleteira,…

Plataforma Aérea

Plataforma Aérea Curso de Plataforma Elevatoria Antes de colocar em operação as plataformas elevatórias, o trabalhador deve ter em mente todos os procedimentos relacionados ao funcionamento de máquinas de pequeno,…

Aula Prática com Ponte Rolante

Capacitar os operadores de forma clara e consistente visando a segurança para que possam operar a Ponte Rolante na movimentação de cargas sem risco de acidentes, demonstrar técnicas para amarração…

Treinamento Trabalho e Altura

Treinamento trabalho e altura capacitação para o trabalho em altura.além dos treinamentos específicos para as atividades que o trabalhador irá desenvolver, a capacitação prevista neste item compreende os treinamentos para…

Curso e Treinamento de Segurança em Escoramento de Valas

Curso e treinamento de segurança em escoramento de valas técnicas e forma teórica e prática, habilitando os alunos desenvolverem trabalhos escoramento de valas com segurança e agilidade, preservando assim sua…

Curso de Instrutor de Transpaleteira Elétrica

Curso de Instrutor de Transpaleteira Elétrica qualificar os profissionais habilitados, para elaborar, coordenar e ministrar cursos para trabalhadores . Ministrar treinamentos para o desenvolvimento profissional de instrutores e multiplicadores de…

Quero Saber os Próximos Cursos Cadastre-se Agora!

  
A sua informação está segura conosco e nunca será compartilhada.