CIPA nas Empresas

A CIPA também é conhecida como a Comissão Interna de Prevenção de acidentes, responsável por realizar este trabalho em todas as grandes empresas. Prevenir acidentes é uma regra que é estabelecida por lei, mas que nem todas as empresas cumprem. Os acidentes acontecem por esse descumprimento da lei, existem áreas distintas que devem ser trabalhadas e desenvolvidas para prevenir possíveis problemas. A CIPA é uma importante ferramenta de prevenção além de ser muito indispensável para as empresas. As CIPAS são em boa parte constituídas por vários membros e representantes dos trabalhadores. Na sua maioria são pessoas referências dentro de uma área da fábrica que poderão levantar e fiscalizar se o trabalho está sendo feito de forma correta e principalmente segura.

As principais funções da CIPA nas empresas estão relacionadas à organização e dimensão conseguida principalmente em representar a empresa e todos os seus devidos setores ajudando a prevenir os acidentes. Dentre as várias atuações da CIPA nas empresas podemos citar muitas situações, como, por exemplo, a realização de inspeções permanentes nos locais de trabalho. Bem como o auxílio de prática das novas ações determinadas de prevenções de acidentes. A fiscalização de prevenção como também com relação à utilização de equipamentos de Proteção Individual o chamado EPI bem como a supervisão de cumprimentos das ordens e dos serviços determinados.

A CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes nasceu no Brasil em 10 de Novembro de 1944, ainda no governo de Getúlio Vargas. Com a comissão instalada no país, coube a ela dar os primeiros passos para a implantação da Segurança do Trabalho. O objetivo das ações da CIPA é observar e relatar as condições de risco no ambiente de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes.

Sua missão é preservar a saúde e integridade física dos trabalhadores com papel importante de estabelecer uma relação de diálogo e conscientização entre os integrantes da empresa, ela deve ser a ponte que liga direção e empregados. E de forma criativa e participativa deve opinar na forma como os trabalhos são realizados, objetivando sempre melhorar as condições de trabalho, visando à humanização do trabalho e consequente melhoria nas condições de trabalho. Para saber mais sobre a CIPA, acesse Mundial cursos e se inscreva!

Formação da CIPA

A Comissão é formada por representantes dos empregadores e dos empregados de forma partidária, funciona de forma simples se existirem três eleitos, existirão três designados pelo empregador. Após o dimensionamento realizado a partir do Quadro I começa todo o processo eleitoral e consequente implantação da CIPA. O mandato da CIPA tem duração de um ano sendo permitida uma reeleição segundo a Norma regulamentadora no item 5.7.

Para a formação da CIPA é necessário que a empresa tenha mínimo vinte funcionários, essa comissão oferece um grande incentivo de participação de todos os trabalhadores em campanhas de ordem interna na prevenção de acidentes do trabalho, bem como de qualidade de vida. O profissional realizará um excelente curso acessando e se inscrevendo na Mundial cursos, com garantia de qualificação com qualidade.

 


CIPA Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

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