Uso do EPI no canteiro de obra

Todo utensílio de uso individual destinado à proteção, saúde e a integridade física do trabalhador são chamadas Equipamento de Proteção Individual. O EPI deve ser utilizado sempre que não for possível eliminar o risco. A utilização dos equipamentos é fundamental para garantir a proteção do trabalhador, evitando consequências negativas em casos de acidentes de trabalho. Além disso, o EPI também é usado para garantir que o profissional não será exposto a doenças ocupacionais, que podem comprometer a capacidade de trabalho e de vida dos profissionais durante e depois da atividade de trabalho.

A empresa deve conhecer todos os equipamentos de proteção individual que devem ser fornecidos aos seus funcionários e por isso é necessário elaborar um estudo dos riscos ocupacionais. Esse tipo de trabalho facilita na identificação dos perigos dentro da área industrial e ajuda a empresa a reduzi-los. Para conhecer mais sobre e esse e outros assuntos relacionados a cursos, acesse Mundial cursos e confira!

Equipamentos importantes

Em qualquer atividade que contenha risco se faz necessário o uso dos equipamentos, e para conhecer cada item, segue o nome e suas funções de proteção; Para a proteção para a cabeça é utilizados as Máscara para soldador, Protetor Facial, Capacete, Óculos de segurança. Já para os membros superiores são utilizados; Mangas de raspa, Luvas de segurança e Cremes de proteção. A Proteção para Membros inferiores são os seguintes; Calçados de segurança, Perneira de raspa e Bota de borracha.

Para a proteção auditiva os equipamentos de segurança são protetores tipo concha acoplado ao capacete, Protetor auricular e Protetor tipo concha. Na proteção contra quedas com diferença de nível é necessário à cadeira suspensa, o cinto de segurança e o trava-quedas. Proteção para o Tronco se faz necessário o Avental e Capa de chuva. A proteção respiratória também é bastante importante e os itens como respirador sem manutenção e com manutenção são fundamentais. É importante lembrar que um respirador só é eficiente e útil se estiver no rosto do trabalhador, protegendo as vias respiratórias e bem ajustadas.

Atenção necessária aos riscos

Todos os espaços de trabalho em altura devem ser limpos e secos sem nenhuma obstrução, o trabalho sobre telhados, andaimes e outros locais onde haja diferença de nível superior a dois metros deve-se usar equipamentos de proteção contra quedas, com equipamentos ancorados a estrutura independente, ou ao próprio andaime, desde que o mesmo esteja devidamente ancorado. Toda movimentação de equipamentos, ferramentas deve ser realizada através de sistemas próprios de içamento, ou por cordas inspecionadas, sem nós, emendas ou desgastes. As ferramentas utilizadas nos trabalhos em altura devem estar guardadas em caixas ou bolsas.

Os trabalhos realizados em locais afastados, com pouca movimentação de pessoas, ou em locais onde haja dificuldade na comunicação, deve ser providenciado um meio para comunicação de emergência como rádios. Se orientar corretamente com as determinações de segurança previstas pela equipe responsável pela sua obra, lembrando-se sempre que o maior responsável pela sua saúde e integridade física é você. Atenção e cuidado nunca é demais. Para saber mais sobre esse assunto acesse Segurança no trabalho, confira e se inscreva nos cursos!

 


Quero Saber os Próximos Cursos

cadastro

Clique Aqui Para Saber Mais.
Cadastre seu e-mail para receber informações sobre cursos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!