Ponte Rolante

A ponte rolante é um maquinário usado no transporte e elevação de cargas, geralmente em ambientes industriais. Essa grande estrutura fica suspensa, normalmente dentro de uma edificação, e que desloca cargas e materiais no sentido vertical, transversal e longitudinal. Muito parecidas aos pórticos rolantes, com a diferença principal de que estes são independentes da estrutura do edifício por contarem com quatro colunas montadas sobre chassis. O equipamento se desloca sobre dois trilhos elevados e paralelos podendo ser classificado de acordo com a capacidade de carga ou, então, em função da frequência de utilização.

A ponte pode ser montada em pequenos vãos, de aproximadamente 6 m, até em grandes vãos que chegam a 30 m. Para manusear a ponte rolante se faz necessário um curso de habilitação para a segurança do ambiente e do próprio operador. O curso de ponte rolante capacita e orienta o profissional na área de transporte, movimentação, armazenamento e manuseio de materiais. Após o termino da instrução teórica e prática, o operador deverá estar apto a operar o equipamento com segurança e eficiência identificando e controlando os riscos de sua atividade, de forma a evitar acidentes e preservar as boas condições da máquina.  Para saber mais desse e outros cursos acesse Mundial cursos e se inscreva!

Componentes da Ponte rolante

As pontes rolantes são formadas por alguns componentes e é importante que sejam bem identificados como, por exemplo, A Ponte ou viga principal que é a estrutura basal do equipamento, que faz o movimento de translação da ponte e cobre o vão de trabalho. Pode apresentar uma viga ou duas, as vigas principais suportam maior parte dos demais componentes do equipamento. Já as Cabeceiras estão localizadas nas extremidades da viga principal. Nelas estão fixadas as rodas que permitem o movimento de translação da ponte rolante. Estas rodas se movem sobre os trilhos que compõem o caminho de rolamento.

A viga de rolamento faz a escora dos trilhos sobre os quais as cabeceiras da ponte se deslocam. Normalmente, as vigas de rolamento são instaladas na estrutura da edificação em que a ponte rolante opera. Por sua vez o carro talha se movimenta sobre as vigas principais da ponte obrigando os mecanismos do sistema de elevação, ele é responsável pelo deslocamento transversal e vertical da carga. Acoplada ao carro da ponte, a talha é responsável pelo movimento de elevação da carga. Geralmente, ela utiliza um cabo de aço para levantar um bloco de gancho e motor elétrico e outros dispositivos como freio eletromagnético.

Conteúdo programático do curso

O público alvo do curso abrange ingressantes, operadores de ponte rolante, profissionais da área de segurança do trabalho e público em geral, interessados em se aperfeiçoar. Os conteúdos programáticos do curso tem os seguintes conceitos; O Equipamento: definições, tipos de ponte rolante e talhas, características de cada equipamento;  Utilização segura do equipamento, definições e inspeções diárias;  Operação dos equipamentos: definição, sinalização nas operações, atitudes seguras e inseguras e uso de EPI’s.  Equipamentos de proteção individual, importância do uso correto, legislação específica, obrigações de empregado e empregador,  Segurança do trabalho, NR-11, NR-12, riscos de acidentes, causas de acidentes e medidas preventivas entre outros.

 


Quero Saber os Próximos Cursos

cadastro

Clique Aqui Para Saber Mais.
Cadastre seu e-mail para receber informações sobre cursos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. RICARDO disse:

    QUERO SABER VALORES E QUANTIDADE DE HORAS PARA CADA CURSO PARA INSTRUTOR,EMPILHADEIRA,PONTE ROLANTE,CAMINHAO MUCK,PTA.QUANTO FICA PRA FECHAR PACOTE DESSE,SE A DISTANCIA OU PRESENCIAL E O LOCAL.