Operando máquinas pesadas

A operação de máquinas pesadas exige do condutor, muita habilidade e responsabilidade, essas máquinas de grande porte são fundamentais no desenvolvimento, entretanto pessoas sem qualificação e que tem o interesse em operar essas poderosas máquinas deve se capacitar para se tornar um bom profissional. As máquinas pesadas podem ser citadas como Guindastes, Gruas, Tratores, Pás-carregadeiras e Retroescavadeiras, Empilhadeiras, Motoniveladoras entre outras, muitas funções das máquinas contribuem de forma significativa em construções, aterramento e serviços em geral. O operador desses equipamentos precisa ter completado o ensino fundamental e um curso profissional que geralmente é oferecido pelas próprias empresas que executam fundações.

Para a operação das máquinas utilizadas na área de construção civil, é importante que este profissional possa transportar cargas com toda a segurança e possa realizar uma manutenção de todos os seus equipamentos. Muitas máquinas são verdadeiras armas quando não existe um condutor habilitado, é importante seguir todas as normas de segurança, pois qualquer descuido pode ser fatal com o próprio operador como com as pessoas ao redor. Conheça também o Treinamento de operador de empilhadeira, confira e se inscreva!

Objetivo do curso

O curso e treinamento para máquinas pesadas têm como objetivo básico formar operadores qualificados para trabalhar com vários tipos de equipamento pesados através do conhecimento de todos os conceitos de segurança, operação, manutenção e legislação, além de executarem com sucesso as operações com o equipamento. O púbico alvo do curso geralmente é profissional que querem se tornar operadores de máquinas pesadas, Operadores de máquinas que pretendem se reciclar e empresas que pretendem qualificar ou reciclar seus profissionais.

Com relação aos valores destes cursos os preços variam bastante conforme a duração ou com os seus equipamentos totalmente envolvidos. A partir disto existem treinamentos que podem ser realizados para a operação das máquinas de grande porte na área de construção civil, a maior parte dos cursos envolvem conhecimentos de mecânica e de manutenção de equipamentos e também tudo o que for voltado a segurança no trabalho e a prevenção de acidentes neste ambiente de construção. Conheça também o curso de Operador de empilhadeira e se inscreva!

Conteúdo programático

Algumas exigências cobradas para os profissionais que pretendem cursar são; possuir a Carteira de Habilitação dos tipos D e E o que poderão permitir conduzir muitos veículos pesados o que também se torna um diferencial para este profissional. Entre a programação temática estudada na qualificação estão; Curso de Segurança na Operação de Máquinas Pesadas, Conceitos gerais de equipamentos móveis, Tipos de equipamentos móveis, Trator, Escavadeira, Pá carregadeira, Caminhões fora de estrada, Moto niveladora, Motoescreiper, Retroescavadeira,  Caminhão caçamba, Conceitos e práticas sobre equipamentos de segurança, Tipos de equipamentos de segurança.

Funcionamento de equipamentos de segurança, Inspeção dos equipamentos e itens de segurança, Checklist de pré-operação, Regras de condução, circulação e sinalização, Reconhecimento e controle aos riscos associados,Tipos de risco: Velocidade, Condições da pista, Condições do ambiente, Condições do veículo, Medidas de controle, Tipos de Veículos utilizados, Responsabilidades para a liberação, Permissão para realização da atividade. Metodologia. Aulas teóricas, Exercícios práticos, Referências Normativas: Normas Regulamentadoras NR 11, NR 12, NR 18, NR 06 entre outras. Conheça também o Treinamento de operador de empilhadeira e se inscreva!

 


Quero Saber os Próximos Cursos

cadastro

Cadastre seu e-mail para receber informações sobre cursos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!