Operador de retroescavadeira

A retroescavadeira é uma máquina de terraplenagem mais conhecidas em canteiros de obras de qualquer porte e por serem máquinas versáteis, ágeis é bastante útil. A versatilidade da retroescavadeira é certamente devido à presença de duas caçambas distintas na mesma máquina, uma à frente e outra atrás. Sua caçamba da frente da retroescavadeira mede cerca de 2 m de largura, essa máquina utiliza geralmente a caçamba frontal para nivelamento de terreno, carregamento de caminhões, transporte de material dentro da obra. Utilizada como pavimentação é bem útil para espalhar asfalto na execução de pavimentações. A retroescavadeira carrega terra em caminhão basculante com a caçamba traseira.

A caçamba de trás da retroescavadeira possui várias dimensões diferentes e sua largura varia desde 30 a 80 cm com capacidades e formatos variados. Com a caçamba realiza tarefas como escavar valas, piscinas, baldrames ou desagregar terra para carregamento de caminhões, a caçamba da retroescavadeira também é usada para demolição de construções como paredes, pilares, colunas e para o assentamento de tubos. O profissional responsável pela máquina é chamado de Operador e para possuir tal função é necessário um curso que qualifique, existem variados cursos pelo país e a Mundial cursos é um desses, interessado aprenderá técnicas importantes para operar essa poderosa máquina com cuidado e segurança segundo as normas estabelecidas.

Objetivo do curso

O objetivo do curso é habilitar o futuro operador no trabalho com o equipamento, sendo desenvolvida segurança e manejos com a experiência e uso contínuo durante o processo de aprendizagem. O aspecto de Segurança Operacional é um requisito necessário a qualquer operador independente do tempo de conhecimento em operações com a máquina.

Após o termino da instrução teórica e prática, o operador deverá estar apto a operar o equipamento com segurança e eficiência identificando e controlando os riscos de sua atividade, de forma a evitar acidentes e preservar as boas condições da máquina. Os treinamentos são elaborados de acordo com as Normas Regulamentadoras. Normas de segurança do fabricante do equipamento. NR 11 Transporte e movimentação de materiais. NR 12 Máquinas e equipamentos. Treinamento realizado por Técnico de Segurança do Trabalho.

Conteúdo Programático

Os conteúdos oferecidos aos participantes são bastante abrangentes, entre os conteúdos mais relevantes estão; Apresentação da retroescavadeira, Estratégia e planejamento das atividades para operação segura da retroescavadeira, Verificações preliminares, Analise de risco, Princípios de segurança na utilização da retroescavadeira, Método de trabalho seguro, Operação com segurança da retroescavadeira, Técnicas de escavação de valas, Técnicas de enchimento e descarga da concha, Técnicas de operação do carregador frontal, Noções sobre legislação de transito, Acidente do trabalho.

Acidentes e doenças decorrentes da exposição aos riscos existentes, Medidas de controle de risco EPI e EPC, Sinalização de Segurança, Procedimento em situação de emergência, Noções de primeiros socorros, Prática em Técnicas de reconhecimento dos riscos da área de trabalho e do material a ser Manipulado; Uso correto dos EPI e EPC, Verificação diária, Técnicas de escavação de valas, Técnicas de enchimento e descarga da concha, Técnicas de operação do carregador frontal, Aplicação das normas de segurança na operação do equipamento entre outros. Conheça também o curso de Operador de empilhadeira, acesse e se inscreva!
Banner PagSeguro
 






 

 

 


Quero Saber os Próximos Cursos

cadastro

Clique Aqui Para Saber Mais.
Cadastre seu e-mail para receber informações sobre cursos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!