Operador de Guindastes de Torre Grua

O profissional que tem a função de operar guindastes de torre grua tem grande responsabilidade, para se habilitar nessa profissão é necessário curso específico. Um dos principais objetivos do curso de operador de guindaste é a prevenção de acidentes nas operações. Prevenir acidentes é certificar que somente através de treinamento um profissional se torna hábil e competente para se alocar em áreas que ocorram operações com guindastes. O destino da formação de operadores geralmente se encaixa para profissionais que já trabalham no ramo, a atualização e certificação de profissionais registrados são importantes para que haja mais segurança nos procedimentos com essas máquinas.

As Torres gruas são gruas ideais para firmas que tenham limitado espaço externo em canteiro e necessitam de seus trabalhos. As gruas possuem uma torre que pode chegar até 24 metros pelo seu sistema ascensional, podem se movimentar no fosso ou na laje da execução conforme o prolongamento de sua altura. Tem a capacidade para montar até quatro lajes com muita agilidade e menos custo operacional a cada execução, sendo assim uma máquina que se adéqua precisamente em atividades civis. Os pré-requisitos para cursar uma qualificação são; conter curso técnico, ensino fundamental, experiência prévia, carteira de habilitação e atestado de saúde física, visual e mental.

Principais tópicos abordados para o curso de operador de guindaste

Durante o processo de estudo de qualificação como operador, muitos tópicos são abordados para se ter conhecimentos adequado do guindaste, o futuro aluno aprenderá a noções como; Tecnologia dos guindastes de torre grua, sua resistência estrutural, estabilidade, sistemas operacionais, sistemas de locomoção, tipos e modelos, componentes básicos, tabelas de carga, geometria, terminologia técnica, estudo da carga em içamento, composição da carga bruta, centro gravidade, fatores normatizados, amarrações, efeitos do vento, operações especiais, linha de alta-tensão com mais de um guindaste.

A metodologia aplicada ao curso é bastante interessante e de fácil compreensão com apresentações em multimídia, apostila teórica, materiais de apoio, exercícios práticos durante o curso e prova teórica e prática. Juntamente com os conteúdos práticos, o operador aprenderá técnicas e precauções sobre os principais acidentes em execução com guindastes. A necessidade de certificação, novas tecnologias, cuidados, operacionais básicos e muitas outras formas de precaução, considerados de extrema relevância.

Características do guindaste de grua

Atualmente, os guindastes mais utilizados nas construções são de torre fixa chumbada numa base de concreto, constituído por uma torre que sustenta a treliça metálica horizontal, com cabos e polias que elevam a carga com a ajuda do gancho de subida. A treliça metálica contém deslocamento circular, o trole tem mobilidades horizontais, e esse transporte é obtido por meio de um sistema de cabos e polias localizado na parte inferior da lança.

O dispositivo de suspensão oferece grande flexibilidade para proceder às operações, pois o gancho pode ser erguido ou baixado em comprimentos distintos. A sobrecarga é posicionada na contra-lança que se encontra na extremidade, com capacidade três vezes menor que a lança no sentido oposto. As gruas possuem guarita de comando que pode estar localizada no conjunto superior, seu rendimento de carga aumenta à medida que o trole ou carrinho, trabalha mais próximo da torre central. Para conhecer esse e outros cursos profissionalizantes, confira Mundial cursos e esteja preparado.

 


Quero Saber os Próximos Cursos

cadastro

Clique Aqui Para Saber Mais.
Cadastre seu e-mail para receber informações sobre cursos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!