Operador de Escavadeira Hidráulica

A máquina escavadeira hidráulica é muito popular no Brasil, tem função importante para o desenvolvimento e manutenção em lugares de difíceis  acesso e limpeza. A escavadeira também pode ser conhecida como coveira, pois utiliza suas pás para escavar materiais acima ou abaixo da região da máquina e transportar para outro local descarregando variados tipos de materiais. A escavadeira atua no solo, carvão, sedimentos, rochas soltas anteriormente e outros tipos de situação.  A escavadeira é um instrumento fundamental utilizada na engenharia em construções civis, tem sido cada vez mais procurada no mercado e nos últimos anos é a líder de venda em maquinários pesados.

A escavadeira hidráulica contém características peculiares, essa máquina consegue obter grande quantidade de força devido ao sistema hidráulico integrado seu interior. Somente quando o líquido bombeia contra seus pistões é possível à geração da força precisa para proceder a suas tarefas com agilidade. O líquido utilizado para bombear muitas das vezes é óleo, pois transmite quase toda a força que lhe foi pressionada inicialmente. A escavadeira hidráulica é fundamental para desempenhar funções de força e agilidade, pois em um período curto de tempo, um operador realiza a função d escavar profundidades jamais alcançadas sem a sua potente força.

Funções de um operador de escavadeira hidráulica

Para que a escavadeira consiga desempenhar todo esse papel importante na engenharia civil, é necessário, porém antes de tudo, a força humana. O trabalhador que conduz essa grande máquina é chamado de operador, essa função requer muitos cuidados e destreza no manuseio da escavadeira. Existem muitos cursos profissionalizantes para operador de escavadeira hidráulica, nele o aluno aprende técnicas importantes para um trabalho seguro e eficaz.  Com treinamento teórico e ilustrativo, apostilado e prático ao aluno com exercícios e simulados. O propósito do curso é treinar profissionais na utilização da escavadeira hidráulica, de forma correta e segura, adotando conhecimentos teóricos e práticos, a fim de obter a habilidade na operação e manutenção de cargas, tudo de conforme a Norma Regulamentadora NR 11.

As funcionalidades da máquina escavadeira hidráulica são devidamente administradas ao futuro operador, esses, terão a função de aprender todos os modelos de máquinas, componentes e suas funções, acessórios. Ter a capacidade de identificação de comandos e dispositivos de controle, alavancas, Joystick e simbologia. Instrumentos do Painel, os traquejos de operação de uma escavadeira hidráulica, manutenção preventiva diária, conhecida como check-list, assim como as normas de segurança na operação, direção defensiva na operação, procedimentos inadequados e operação de embarque e desembarque.

Composição de uma escavadeira hidráulica

A composição de uma escavadeira hidráulica contém alguns sistemas básicos para seu funcionamento, como os equipamentos de trabalho, controle elétrico e outras peças para o processo de escavação. A máquina é constituída por braço oscilante, eixo e o balde. Sua elevação e a queda de braço oscilante faz com que a saída de alongamento e a extração traseira do eixo, girem completamente controladas através de o pistão do cilindro hidráulico de ação dupla.

Para realizar diferentes tarefas em operações de construção, a escavadeira hidráulica pode ser munida com todos os tipos de dispositivos utilizados para escavação, elevação, carregamento e nivelamento, seus dispositivos de rotação e movimento são o corpo da escavadeira hidráulica. O conjunto de condução hidráulica complementa todos os tipos de operações, deslocando a energia dos motores para o motor hidráulico através de bomba hidráulica ativando os dispositivos operacionais. Para saber mais sobre o curso operador de escavadeira hidráulica se inscreva no curso e esteja preparado para o mercado de trabalho.

 


Quero Saber os Próximos Cursos

cadastro

Cadastre seu e-mail para receber informações sobre cursos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!