Operador Caldeira e Vasos de Pressão

A caldeira a vapor é um equipamento destinado a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, construída conforme códigos adequados, com a funcionalidade de refervedores. O Vaso de Pressão é um equipamentos que apresenta fluidos sob pressão interna ou externa, diferente da atmosférica. Segundo a NR-13, caldeiras a vapor são importantes equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, excetuando-se os refervedores e equipamentos similares utilizados em unidades de processo.

As categorias que se incluem como caldeiras são; caldeiras de categoria A em que a pressão de operação é igual ou superior a 1960 kPa, a caldeiras de categoria C em que a pressão de operação é igual ou inferior a 588 kPa e a caldeira de categoria B que não se enquadram nas categorias anteriores. Segundo a norma regulamentadora todo operador de caldeira de vasos de pressão deve ser qualificado para manusear tais equipamentos. Os cursos de NR 13 envolvem especificamente a segurança dos trabalhadores que atuam em  operações de caldeiras e vasos de pressão, estabelecendo uma série de requisitos de ordem compulsória, tudo o que seja relativo a projetos, bem como operações, manutenções e inspeções de caldeiras e vasos de pressão. Por isso é fundamental que sejam realizados cursos neste sentido. Conheça também o curso de Inspeção de caldeira NR 13 e se inscreva!

Importância do curso

Todo o processo de inspeção de segurança deverá ser realizado por um profissional habilitado, o que envolve os cursos de operador de caldeira e também vasos de pressão. A Norma Regulamentadora 13 do Ministério do Trabalho e Emprego estabelece uma série de procedimentos de ordem obrigatória relacionada a uma segurança do trabalho, esta que está totalmente aplicada a uma fabricação, bem como instalações, operações, manutenções e inspeções de caldeiras e vasos de pressão, esses assuntos de extrema importância são abordados no curso para que o operador se qualifique e sinta mais segurança na execução tomando os devidos procedimentos de segurança. Para saber mais sobre o curso, acesse Inspeção de caldeira NR13, conheça e se inscreva! O curso de operador de Caldeira e vasos de pressão tem o objetivo de cumprir a todos os requisitos de forma legal a fim de um melhor desempenho do aluno.

Conteúdo Programático

Todo conteúdo programático do curso de Operador de caldeira e vasos de pressão visa atender a NR 13. Os participantes contam com a melhor qualidade de ensino e com a ajuda dos melhores profissionais do ramo. Entre a programação temática do curso estão; Conceito de Pressão, Pressão atmosférica, Pressão interna de um vaso, Pressão manométrica, pressão relativa e pressão absoluta, Unidades de pressão, Calor e Temperatura, Noções gerais: o que é calor, o que é temperatura, Modos de transferência de calor, Calor específico e calor sensível, Transferência de calor a temperatura constante, Vapor saturado e vapor superaquecido
Tabela de vapor saturado, Caldeiras; Tipos de caldeiras e suas utilizações, Partes de uma caldeira, Caldeiras flamotubulares, Caldeiras aquotubulares, Caldeiras elétricas, Caldeiras a combustíveis sólidos,  Caldeiras a combustíveis líquidos, Caldeiras a gás, Queimadores, Instrumentos e dispositivos de controle de caldeiras, Dispositivo de alimentação, Visor de nível, Sistema de controle de nível, Indicadores de pressão, Dispositivos de segurança, Dispositivos auxiliares, Válvulas e tubulações, Tiragem de fumaça entre outros.

 


Quero Saber os Próximos Cursos

cadastro

Clique Aqui Para Saber Mais.
Cadastre seu e-mail para receber informações sobre cursos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!