Montagem Desmontagem de Andaimes

Se você procura guias e instruções de montagem e desmontagem de andaime, é importante saber que existe cursos específicos para essa função, no curso o interessado adquire requisitos gerais para a montagem e desmontagem de andaimes tubulares em serviços de montagem, manutenção industrial e inspeção de equipamentos. Para uma primeira noção de montagem e desmontagem de andaimes, veja algumas dicas; O andaime é adequado para equipamentos e serviços que precise de acesso em atividades internas e externas, em indústrias principalmente. Dependendo do andaime que for utilizar, esse terá de ser elaborado com procedimentos específicos e por profissionais.

O curso de andaimes segue toda a norma vigente, portanto, esses são algumas pautas específicas para o treinamento e exercício em alturas; NBR 6494 – Segurança nos Andaimes e NR-18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. É importante frisar, que a atividade com esse equipamento deve ser segura, pois qualquer eventualidade ocorrida no trabalho pode ser fatal. No processo de montagem e desmontagem, o acesso aos andaimes deve se limitar apenas à equipe responsável pelo serviço e devem ser isoladas as áreas próximas, para impedir acesso de pessoas. Para saber mais desse e de outros cursos da RN, acesse Mundial cursos e se inscreva!

Tipos de andaimes

No ramo industrial existem variados tipos de andaimes e cada qual, possui uma função e são eles; O Andaime tubular com estrutura metálica tubular apoiada, composta de montantes, travessas, unida uns aos outros por braçadeiras, luvas e forcados. O tipo Quadro contém estrutura que utiliza quadros de tubos metálicos com encaixes nas extremidades e servem para serem utilizadas simplesmente apoiadas. Já o Andaime técnico contém estrutura com dois tubos com dispositivos de encaixe rápido nas extremidades como elementos de ligação entre montantes, travessas e diagonais.

O Andaime suspenso já é conhecido como balancim, pois sua plataforma é suspensa por cabos de aço presos a vigas de aço fixadas à estrutura, é muito utilizada em serviços nos costados de tanques de armazenamento e fachadas de edificações. Andaime montante é composto de tubo montado na vertical que distribui os esforços do andaime para o piso ou estrutura existente. E para finalizar temos os Andaimes travessa, A longarina e Diagonal. Para conhecer mais sobre andaimes e cursos variados, acesse Mundial cursos e confira!

Montagem de Andaimes com segurança

Os trabalhadores que tem a função de montagem dos andaimes devem estar equipados com os equipamentos básicos como o cinto de segurança tipo paraquedista. Caso ocorra qualquer imprevisto durante o processo podendo gerar acidentes, é importante que a atividade seja interrompida e avisada aos superiores. Um montador de andaimes deve conter um porta-chaves fixo ao cinto e a chave de andaime deve ter um sistema de amarração ao cinto ou a pulseiras de couro fixadas no punho do montador. A montagem de andaime de quadros é permitida apenas em alturas inferiores a seis metros, os andaimes tubulares, de quadros ou técnicos com altura maior que quatro vezes a menor dimensão da base deve ser fixada.  Todo cuidado é pouco na hora de realizar essa tarefa tão importante, seguindo as normas de segurança o trabalhador previne ocorrências desgastantes no dia a dia.

 


Quero Saber os Próximos Cursos

cadastro

Clique Aqui Para Saber Mais.
Cadastre seu e-mail para receber informações sobre cursos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!