Formação Instrutor de Operador de trator

O curso de instrutor de operador de trator é voltado para a formação de instrutores e tem como objetivo aperfeiçoar dos profissionais de ocupações de ordem relacionadas às operações de máquinas pesadas, tratores em geral. O curso oferece ao futuro instrutor de operador de trator a capacidade de profissionalização na sua operação adequada com as máquinas.

As habilidades de trabalho com o equipamento são manobradas como uma situação de aprendizagem com segurança operacional e é um requisito mínimo necessário a qualquer instrutor e operador, independente do tempo de conhecimento nos exercícios com as máquinas. A aptidão de operar o caminhão, trator com toda a segurança e eficiência de forma que possa evitar os acidentes e preservar boas condições da máquina é essencial, além de operações em terras de forma geral, bem como perfurações, escavações e outras atividades onde a máquina é construída. Conheça também o curso de operador de empilhadeira e se inscreva!

Formação de Instrutor

Na formação aluno aprenderá técnicas voltadas para o aprendizado e o treinamento de operadores para operar e passar corretamente aos futuros alunos o funcionamento dos tratores de acordo com a legislação de NR – 11. A realização da inspeção e manutenções básicas do trator, inspeção do trator antes de sua operação, correção de falhas de ordem operacional e vícios de manutenção, classificação dos tratores, movimentos do trator, testes de funções, inspeção de pré-operação, manutenção, entre outros conteúdos também fazem parte de alguns conteúdos fundamentais do curso, todo o treinamento é redirecionado para que o profissional esteja habilitado a exercer a função.

O curso com os treinamentos atendem a todo o currículo que é exigido por parte do Ministério do Trabalho e Emprego. As situações que são pautadas durante o curso são os estudos de condições de trabalho, consequentemente os riscos originados no processo produtivo, a investigação e análise de acidentes e doenças de trabalho também. Existem muitas instituições no país que oferecem estes tipos de curso, mas poucas são homologadas pelo MTE, por isso acesse Mundial cursos e se inscreva!

Conteúdo programático do curso

Para se qualificar como instrutor é importante  ter concluído o curso de Técnico Tecnólogo de Segurança do Trabalho ou ter concluído o curso de Engenharia de segurança do trabalho ou comprovar que já atua como Instrutor de outras máquinas e equipamentos, Conter CNH nas categorias C,D ou E, e ter concluído o primeiro grau. O participante verá na parte teórica os seguintes conteúdos; Fundamentação legal do curso e o porquê ocorrem acidentes com máquinas, responsabilidade do operador, características básicas do operador, o que é um trator e como é seu funcionamento, características técnicas, painel de instrumentos, movimentação da caçamba e alavancas de comandos, centro de cargas, equilíbrio e sistemas hidráulicos, transporte da máquina; operação da máquina; piso irregular; operação da caçamba; posicionamento do trator e normas e inspeção de segurança. Na aula prática o aluno aprenderá como realizar averiguações no dia a dia e como operar a carregadeira com eficiência e segurança além de desenvolver diversas manobras e exercícios com o trator onde será realizada uma avaliação pelo Instrutor.

 


Quero Saber os Próximos Cursos

cadastro

Clique Aqui Para Saber Mais.
Cadastre seu e-mail para receber informações sobre cursos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!