Formação de Instrutor de NR-12 Máquinas e Equipamentos

A regulamentação de NR 12 entrou em atividade em uma publicação que foi realizada através do Diário Oficial da União. O processo de qualificação de formação de instrutor NR 12 tem o objetivo de instruir e capacitar com formas preventivas o manuseio de máquinas e equipamentos. Todas as empresas que contratarem os serviços de realização, manutenção,  operação, inspeção e intervenções em máquinas e equipamentos, devem capacitar ou exigir que o profissional esteja habilitado para realizar este tipo de atividade.

O curso de capacitação deverá ser fornecido a qualquer pessoa com interesse no trabalho em operações, manutenções e inspeções de máquinas e de equipamentos, é importante que os empregadores e empresas que necessitam dessa mão de obra providenciem a capacitação para seus profissionais sem custos adicionais para os trabalhadores, à capacitação tem um foco nas atividades que os trabalhadores possam estar expostos aos riscos. Os requisitos mínimos para participar do de curso de capacitação de operadores de máquinas é que o participante seja maior de 18 anos de idade. Os materiais utilizados no processo de aprendizagem devem ser de uma linguagem adequada e de fácil entendimento, deve estar sempre á disposição em caso de fiscalização além de conter lista de presença dos alunos participantes para que possa se verificar o conhecimento adquirido em casa caso.

Aplicação da Norma Regulamentadora N 12

O curso tem a função de capacitar profissionais para conhecimento e aplicação da Norma Regulamentadora – nº 12 e, especialmente, para a implantação e para a gestão da segurança do trabalho em máquinas. A apostila completa conterá a íntegra da exposição em classe. Esta capacitação terá validade para os seguintes interessados; Engenheiros e Técnicos de segurança do trabalho, Engenheiros, Supervisores e Gerentes de Produção e de Manutenção, que atuam em empresas com o uso de máquinas, Profissionais ligados às indústrias metalúrgicas, calçadistas, cerâmicas, moveleiras, alimentícias e outras que utilizam máquinas, Compradores e vendedores de máquinas, estudantes e interessados em geral. Conheça também o curso de Treinamento para operador de empilhadeira e se inscreva!

Conteúdo programático

O curso de NR-12 nesse seguimento atenderá o conteúdo programático definido nos seguintes: Conceitos básicos, Relação e comparação com as Normas Técnicas e Convenções Coletivas voltadas para a proteção em máquinas, Princípios e fundamentos para a proteção ao trabalho em máquinas e equipamentos, Norma Regulamentadora NR-12, Procedimentos de Segurança na operação, na manutenção e na troca de ferramental em máquinas-ferramenta, nas paradas de máquinas programadas e não programadas, Modelo de check list, Equipamentos de Proteção Coletiva aplicados em máquinas operatrizes em geral.

Visão de estrutura construtiva de maquina operatriz e sua relação com as condições de segurança e com as exposições aos riscos, Controle de segurança em máquinas e monitoramento dos componentes de segurança de ação à distância e das normas técnicas que tratam do monitoramento, Distâncias de segurança da NR-12, Capacitação para o trabalho seguro, Meios de acessos permanentes, Glossário para adequada leitura e segmentos e modalidades específicas de máquinas. Para saber mais sobre formação deste ou outros cursos confira Mundial cursos e se qualifique!

 


Quero Saber os Próximos Cursos

cadastro

Clique Aqui Para Saber Mais.
Cadastre seu e-mail para receber informações sobre cursos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!