Formação de brigada de emergência

As Brigadas de Incêndio ou de Emergências são implantas em empresas que se enquadrem nas normas da ABNT onde aponta os requisitos mínimos para a composição, formação, implantação e reciclagem de brigadas de incêndio. Com o objetivo de preparar as brigadas para atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros-socorros, visa proteger a vida e o patrimônio, reduzir os riscos e os danos ao meio ambiente. As brigadas fazem parte do sistema de recursos humanos e tem o nome de Segurança e de Medicina do Trabalho.

Muitas leis estaduais e municipais estabelece o plano de prevenção e proteção contra incêndio, o chamado PPCI e tornam as empresas e condomínios obrigados a possuírem esse plano fiscalizado pelo corpo de bombeiros. É importante que antes de se formar uma brigada de incêndio ou de emergência, se faz necessário que a empresa tenha o seu PPCI regularizado junto ao Corpo de Bombeiros de seu município, o qual lhe entregará um alvará regularização uma vez que atendidos todos os requisitos, para o PPCI, é imperioso que haja um engenheiro responsável tecnicamente pelo mesmo, não precisando ele ser empregado da empresa. Para saber mais sobre a Formação de brigadas de incêndio e outros cursos acesse Mundial cursos e confira!

Objetivo do curso

Objetivo do curso de formação de brigadas de emergência é capacitar e certificar profissionais em conformidade com a NBR-14276, nas ações de prevenção e combate a princípios de incêndios. Informar os participantes do curso a procederem de forma segura, de modo a garantir sua própria segurança, de possíveis vítimas e do patrimônio em risco. O curso proporciona aos participantes conhecimentos básicos sobre prevenção, isolamento e extinção de princípios de incêndio, abandono de área, técnicas de primeiros socorros e adequação da empresa às legislações específicas. Com instrutores experientes e equipe com instrutores qualificados com anos de experiência em segurança do Trabalho e Instrutores credenciados para o treinamento proposto. O certificado é garantido e confeccionado com o selo Briga para cada participante do curso.

Conteúdo programático do curso

O conteúdo é abrangente que facilitará nas atividades do dia a dia e entre a programação estão; Introdução, Objetivos do curso e o brigadista, Objetivos gerais do curso e comportamento do brigadista, Aspectos Legais Responsabilidade do brigadista, Conhecer os aspectos legais relacionados à responsabilidade do brigadista, Teoria do fogo, Combustão, seus elementos e a reação em cadeia, Conhecer a combustão, seus elementos, funções, temperaturas do fogo, por exemplo: ponto de fulgor, ignição e combustão e a reação em cadeia.

Propagação do fogo, Condução, convecção e irradiação, Conhecer as formas de propagação do fogo. Classes de incêndio, Classificação e características, Identificar as classes de incêndio, Reconhecer as classes de incêndio. Prevenção de incêndio, Técnicas de prevenção, Técnicas de prevenção para avaliação dos riscos em potencial, Métodos de extinção, Isolamento, abafamento, resfriamento e extinção química, Conhecer os métodos e suas aplicações, Agentes extintores Água, Pós, CO2, espumas e outros.
 

 

 


Quero Saber os Próximos Cursos

cadastro

Cadastre seu e-mail para receber informações sobre cursos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!