Desmontagem de Andaimes Como Fazer

O trabalho em altura se faz necessária muita cautela e atenção redobrada para essa função. O risco mais importante na utilização de andaimes está em queda ou desabamento ou quedas de ferramentas, material, componentes do andaime. Existem cursos preparatórios para a montagem e desmontagem adequada de andaimes, todo profissional deve se instruir antes de iniciar esse processo.  Alguns riscos podem ocorrer na montagem e o montador deve ficar atento como, por exemplo, o risco decorrente de doenças não detectadas epilepsia ou vertigem, mau estado do andaime e montagem defeituosa e contatos elétricos.

As medidas preventivas é algo indispensável e a montagem e desmontagem dos andaimes devem se realizadas sob a supervisão e responsabilidade do Supervisor de andaimes. Esse supervisor é que autorizará por escrito o manejo do equipamento, muitas vezes são utilizadas etiquetas indicando a data e a pessoa competente que autoriza o uso do andaime como forma de segurança. Para saber mais sobre esse e outros cursos, acesse Mundial cursos e se inscreva!

Cuidados necessários para o manejo com andaimes

As plataformas dos andaimes assim como as passarelas e as escadas dos andaimes devem ser montadas, preservadas e utilizadas de forma adequada, a fim de prevenir a ocorrência de acidentes, quer por queda das pessoas que os utilizam, quer por queda de materiais. É estritamente proibido o uso de tábuas para construir plataformas ou passarelas improvisadas, descuidos como esses podem gerar acidentes fatais, os andaimes móveis devem ser protegidos contra movimentos sem firmamento e esses tanto na área de trabalho como no local de passagem, devem ser protegidos com guarda-corpos resistentes com altura mínima de 90 cm. Na montagem e desmontagem do andaime, não é permitido alguém em cima do equipamento, todas as junções devem ter cavilhas de segurança e aplicadas às barras transversais para dar estabilidade ao andaime.

A elevação das plataformas superiores deve ser construídas por meio de escadas interiores e fixadas ao andaime e atentar-se em nunca se deve subir ou descer do andaime pelo lado exterior ou pelas cruzetas. Os palanques devem permanecer secos e conter no mínimo 60 cm de largura, imobilizadas com cavilhas a fim de evitar tombos ou deslizes. Os módulos da base devem ser apoiados sobre suportes formados por painéis, com parafusos de nivelamento para garantir a estabilidade do andaime.

Adventos e equipamentos de proteção em andaimes

Em ocorrência de vento forte é proibido permanecer sobre o andaime, e quando houver duas pessoas trabalhando sobre o mesmo andaime devem permanecer em pontos contraventados, fixos e bem estáveis. É proibido mover o andaime se houver pessoas sobre ele. É necessária a delimitação da área inferior do equipamento. Os andaimes jamais devem ser pintados, pois dificulta a identificação de possíveis defeitos em sua estrutura.

A utilização de equipamentos de proteção individual aos riscos existentes como capacete, luvas, calçado de segurança, arnês anti-queda durante a montagem, desmontagem são fundamentais. As inspeções dos equipamentos devem acontecer antes da colocação em serviço frequentemente, a fiscalização deve ocorrer em períodos de não utilização, exposição à intempérie ou outras circunstâncias que possam prejudicar sua segurança.

 


Quero Saber os Próximos Cursos

cadastro

Clique Aqui Para Saber Mais.
Cadastre seu e-mail para receber informações sobre cursos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!