Designado da CIPA

A CIPA será composta de representantes do empregador, por ele designado, e dos representantes dos empregados eleitos.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA – tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

DA CONSTITUIÇÃO

Devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados.

As disposições contidas nesta NR aplicam-se, no que couber, aos trabalhadores avulsos e às entidades que lhes tomem serviços, observadas as disposições estabelecidas em Normas Regulamentadoras de setores econômicos específicos.

As empresas instaladas em centro comercial ou industrial estabelecerão, através de membros de CIPA ou designados, mecanismos de integração com objetivo de promover o desenvolvimento de ações de prevenção de acidentes e doenças decorrentes do ambiente e instalações de uso coletivo, podendo contar com a participação da administração do mesmo.

ORGANIZAÇÃO

A CIPA será composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto no Quadro I desta NR, ressalvadas as alterações disciplinadas e atos normativos para setores econômicos específicos.

Os representantes dos empregadores, titulares e suplentes, serão por eles designados.

Os representantes dos empregados, titulares e suplentes, serão eleitos em escrutínio secreto, do qual participem, independentemente de filiação sindical, exclusivamente os empregados interessados.

O número de membros titulares e suplentes da CIPA, considerando a ordem decrescente de votos recebidos, observará o dimensionamento previsto no Quadro I desta NR, ressalvadas as alterações disciplinadas em atos normativos de setores econômicos específicos.

Quando o estabelecimento não se enquadrar no Quadro I, a empresa designará um responsável pelo cumprimento dos objetivos desta NR,podendo ser adotados mecanismos de participação dos empregados,através de negociação coletiva.

O mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de um ano, permitida uma reeleição.

É vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direção de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato.

Serão garantidas aos membros da CIPA condições que não descaracterizem suas atividades normais na empresa, sendo vedada transferência para outro estabelecimento sem a sua anuência, ressalvado o disposto nos parágrafos primeiro e segundo do artigo 469, da CLT.

O empregador deverá garantir que seus indicados tenham a representação necessária para a discussão e encaminhamento das soluções de questões de segurança e saúde no trabalho analisadas na CIPA.

O empregador designará entre seus representantes o Presidente da CIPA, e os representantes dos empregados escolherão entre os titulares o vice-presidente.

Os membros da CIPA, eleitos e designados serão, empossados no primeiro dia útil após o término do mandato anterior.

Será indicado, de comum acordo com os membros da CIPA, um secretário e seu substituto, entre os componentes ou não da comissão, sendo neste caso necessária a concordância do empregador.

A documentação referente ao processo eleitoral da CIPA, incluindo as atas de eleição e de posse e o calendário anual das reuniões ordinárias, deve ficar no estabelecimento à disposição da fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego.

A documentação indicada deve ser encaminhada ao Sindicato dos Trabalhadores da categoria, quando solicitada.

O empregador deve fornecer cópias das atas de eleição e posse aos membros titulares e suplentes da CIPA, mediante recibo.

A CIPA não poderá ter seu número de representantes reduzido, bem como não poderá ser desativada pelo empregador, antes do término do mandato de seus membros, ainda que haja redução do número de empregados da empresa, exceto no caso de encerramento das atividades do estabelecimento.

Curso em Company

Curso em Company Treinamentos e Cursos In Company em Segurança do Trabalho Treinamentos e Cursos In Company em Segurança do Trabalho com programação personalizada, e desenvolvida exclusivamente para atender à…

inscricao-operador-de-empilhadeira

COMO SER UMA PROFISSIONAL EM APENAS 2 DIAS ! SIM! Quero este curso vai fazer diferença na minha vida ! Uma profissão com alta demanda SEM DESEMPREGO. Operador de Empilhadeira.…

Aula Prática Brigada de Incêndio

Capacitar, atualizar e certificar profissionais nas ações de prevenção e combate a princípios de incêndios,como proceder de forma segura, de modo a garantir sua própria segurança, nas açoes da brigada.…

Vasos de Pressão

Vasos de Pressão Operação de Caldeiras e Vasos de Pressão NR-13 operação de caldeiras Caldeira e Vasos de Pressão com  segurança ,aplicação toda empresa com operação de caldeiras e vasos…

CIPA Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

CIPA Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem…

Curso Básico NR–10

A NR 10 é a Norma Regulamentadora que é emitida em uma parceria com o Ministério do Trabalho no Brasil com o objetivo de garantir toda a segurança e a…

Cursos na Empresa Treinamentos

A maior vantagem do colaborador é ter acesso a um aprimoramento profissional de qualidade, com atualização rápida e aplicabilidade imediata. Tudo isso faz com que os funcionários sejam motivados e…

Aula Prática com Empilhadeira

Na aula prática com a empilhadeira o profissional terá conhecimento sobre o funcionamento de uma empilhadeira, aprender a conduzir, ter conhecimento sobre o funcionamento de uma empilhadeira, remoções e outras…

Curso Operador Empilhadeira Elétrica

Curso de operador de empilhadeira elétrica  conhecimentos e informações quanto a utilização das Manuais e outras Máquinas para Movimentação de Cargas, sobre Segurança no Trabalho, Prevenção de Acidentes, também ensinamento…

Benefícios do EPI

O EPI é mais conhecido como o equipamento de utilização individual no qual é totalmente destinado para a proteção existente de riscos que são suscetíveis e que ameaçam a segurança…

Curso de Espaço Confinado para Trabalhadores e Vigias

Curso de espaço confinado para trabalhadores e vigias ,o treinamento oferece reconhecimento, avaliação e controle de riscos para que ele seja capaz de identificar espaços confinados, reconhecer, avaliar, monitorar e…

Curso de Instrutor de Empilhadeira Inscrições Aberta

Curso de Instrutor de Empilhadeira Inscrições Aberta O instrutor assegura o funcionamento e a utilização dos recursos de segurança, e propõe condições de segurança do trabalho, buscando a integridade física…

Como Fazer Laudos Técnico

Você sabe o que é um Laudo Técnico que a sua objetivo? Você saberia elaborar um? Um laudo técnico é um documento que contém o informe de um perito ou…

Curso NR 20 Líquidos Combustíveis e Inflamáveis

Curso NR 20 Líquidos Combustíveis e Inflamáveis estabelece requisitos mínimos para a gestão de segurança no trabalho contra riscos de acidente decorrentes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio…

Cursos e Treinamentos de Maquinas Leves e Pesadas

Cursos e Treinamentos de Maquinas Leves e Pesadas multiplicador de treinamento para operadores  está apoiado no processo educacional aplicado de maneira sistemática e organizada. Para tanto contamos com uma equipe…

Curso de Operador de Maquinas Pesadas

Curso de Operador de Maquinas Pesadas  multiplicador de treinamento para operadores  está apoiado no processo educacional aplicado de maneira sistemática e organizada . Para tanto contamos com uma equipe de…

Como Montar e Desmontar Andaimes

Como montar e desmontar andaimes capacitar os participantes para prevenção em acidentes na montagem e desmontagem de andaimes e a desempenhar suas funções laborais em alturas superiores a 2,0 m,…

Curso de Operador de Paleteira

Para que seja usado com segurança e eficácia, fazem-se necessários operadores treinados e capacitados para o correto manuseio do equipamento. Curso de Operador de Paleteira Treinamento de Operador de Paleteira,…

Plataforma Aérea

Plataforma Aérea Curso de Plataforma Elevatoria Antes de colocar em operação as plataformas elevatórias, o trabalhador deve ter em mente todos os procedimentos relacionados ao funcionamento de máquinas de pequeno,…

Aula Prática com Ponte Rolante

Capacitar os operadores de forma clara e consistente visando a segurança para que possam operar a Ponte Rolante na movimentação de cargas sem risco de acidentes, demonstrar técnicas para amarração…

Treinamento Trabalho e Altura

Treinamento trabalho e altura capacitação para o trabalho em altura.além dos treinamentos específicos para as atividades que o trabalhador irá desenvolver, a capacitação prevista neste item compreende os treinamentos para…

Curso e Treinamento de Segurança em Escoramento de Valas

Curso e treinamento de segurança em escoramento de valas técnicas e forma teórica e prática, habilitando os alunos desenvolverem trabalhos escoramento de valas com segurança e agilidade, preservando assim sua…

Curso de Instrutor de Transpaleteira Elétrica

Curso de Instrutor de Transpaleteira Elétrica qualificar os profissionais habilitados, para elaborar, coordenar e ministrar cursos para trabalhadores . Ministrar treinamentos para o desenvolvimento profissional de instrutores e multiplicadores de…

Quero Saber os Próximos Cursos

cadastro

Clique Aqui Para Saber Mais.
Cadastre seu e-mail para receber informações sobre cursos.