Cursos NR 20 Líquidos Combustíveis e Inflamáveis

Os líquidos combustíveis e inflamáveis são mistura de soluções ou suspensões que envolvem os materiais que incluem tinta, verniz, laca, entre outros. Esses líquidos produzem vapores inflamáveis a temperaturas não maiores que 60,5 graus centígrados para testes em recipientes fechados e temperaturas não maiores que 65,6 graus centígrados para recipientes abertos. Essa temperatura mencionada é chamada comumente de pontos de fulgor. Dentre os líquidos mencionados combustíveis cujo ponto de fulgor ultrapassam 35 graus centígrados graus se faz necessário ser manuseado por especialistas qualificados, pois esses materiais inflamáveis são de alta periculosidade.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego a Norma Regulamentadora nº 20 que é voltada a segurança e saúde do trabalho com inflamáveis e combustíveis, estabelece que todos os trabalhadores que trabalham em instalações de processos de ordem líquida e inflamáveis precisam realizar uma capacitação conforme os anexos do NR 20 e assim ficarem aptos para exercer todas as suas atividades. Toda a capacitação prevista de NR 20 deverá ser realizada a custo dos empregadores e durante os expedientes a empresa deve ser dividida em níveis de aprendizado, determinando as funções que cada uma dos colaboradores deve executar.

Como funcionam os cursos de NR 20

O curso de líquidos combustíveis e inflamáveis da NR 20 deverá ter duração equivalentes de oito horas aulas destinadas aos trabalhadores que executem tarefas em instalações de classe II ou III o que envolve um risco moderado e que adentram as áreas ou locais de extração, produção, armazenamento, manipulação de inflamáveis líquidos, produtos tóxicos e afins.  O objetivo principal do curso da NR20 de Segurança  e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis é determinar exigências mínimas para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.

Portanto os trabalhadores em postos de gasolina,  de empresas que possuem armazenados, líquidos inflamáveis e combustíveis de toneladas de gases inflamáveis, tem o dever de se qualificar no curso. Para saber mais sobre esse e outros cursos direcionados pela NRs, acesse Mundial cursos, confira e se inscreva!

Conteúdos programáticos

O conteúdo programático de forma prática é voltado a conhecimentos e a utilização de sistemas de segurança contra incêndio com inflamáveis. Existem ainda outras modalidades de cursos como, por exemplo, os cursos de nível intermediário, avançado I, avançado II, específicos, cursos de complementação e também de atualização. Entre a programação do curso estão os seguintes conteúdos essenciais. Inflamáveis: características, propriedades, perigos e riscos, Controles coletivo e individual para trabalhos com inflamáveis, Fontes de ignição e seu controle, Proteção contra incêndio com inflamáveis, Procedimentos em situações de emergência com inflamáveis.

Estudo da Norma Regulamentadora n.º 20, Metodologias de Análise de Riscos: conceitos e exercícios práticos, Permissão para Trabalho com Inflamáveis, Acidentes com inflamáveis: análise de causas e medidas preventivas, Planejamento de Resposta a emergências com Inflamáveis;
Conteúdo programático prático, Conhecimentos e utilização dos sistemas de segurança contra incêndio com inflamáveis entre outros. Conheça também o curso de Segurança no trabalho e se inscreva! 

 


Quero Saber os Próximos Cursos

cadastro

Clique Aqui Para Saber Mais.
Cadastre seu e-mail para receber informações sobre cursos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!