Curso para Operadores de Ponte Rolante

O curso para operador de ponte rolante tem por objetivo a capacitação do profissional na área de transporte, movimentação, armazenamento e manuseio de materiais. A máquina de elevação é chamada de ponte rolante modelo guindaste. Os principais equipamentos que fazem parte dessa máquina de elevação são; guindaste, ponte rolante, elevador e guincho. Assim como os demais cursos de qualificação devem seguir as normas vigentes de segurança, o curso proposto de operador de ponte rolante também se faz necessário.

Os treinamentos são compostos com metodologia pedagógica tendo como fundamentação as normas de segurança do fabricante do equipamento, NR 11 Transporte e movimentação de materiais, NR 12 máquinas e equipamentos, NR 06 EPI, NR 18, Indústria da Construção além do treinamento realizado por Técnico de Segurança do Trabalho conforme portaria 3275 MTB.

Conteúdo Programático do curso de operador de ponte rolante

A apresentação dos conteúdos é bastante relevante para a capacitação, na apresentação teórica os participantes serão apresentados a questões de extrema importância para a efetivação dessa profissão. O primeiro tópico é a apresentação da ponte rolante e sua composição de sistemas características e por consequência o restante do conteúdo programático visará; à estratégia e planejamento das atividades para operação segura da ponte, análise de risco, princípios de segurança na utilização da ponte rolante, modo de trabalho seguro, exercício com segurança da ponte rolante, formas de movimentação de carga, além de princípios sobre legislação de trânsito, Acidente do trabalho, Acidentes e doenças decorrentes da exposição aos riscos existentes.

Já no conteúdo prático são utilizadas, técnicas dos profissionais como base da aprendizagem, tomados os métodos de reconhecimento dos riscos da área de trabalho e do material a ser manipulado, uso adequado dos EPI e EPC, verificação contínua, técnicas de transportes de materiais, maneiras de controle do pendulo e solidez da carga, juntamente com a identificação de escolha dos acessórios adequados e aplicação dos regulamentos de segurança na execução do equipamento. É importante a qualificação, por isso acesse Mundial cursos e conheça variadas formações relacionadas à Norma regulamentadora.

Regulamentação, conceitos e fundamentação para operadores de ponte rolante

Para aprender os conceitos de segurança no trabalho, aperfeiçoar conhecimentos sobre o funcionamento e manutenção da ponte rolante, e algumas técnicas de uso correto no manuseio da máquina serão necessários. Adquirir noções sobre a legislação e suas atribuições no local de trabalho faz parte do treinamento. As aulas teóricas e práticas são necessárias e possibilitam que o participante esteja em contato com várias técnicas conforme aprendidas, permitindo total esclarecimento de suas dúvidas e potencializando a eficácia do treinamento. Fazer um curso e treinamento possibilitará aos participantes, grandes desafios e possibilidades de trabalho, existem variados cursos de qualificação no ramo industrial e civil, para saber mais confira mundial cursos e participe. Os profissionais da área de segurança e público em geral, podem cada vez mais se aprimorar com a possibilidade de cursos simples e atualizado segundo a Norma regulamentadora 11 e 12.

Algumas definições do treinamento atende ao currículo exigido pelo Ministério do Trabalho e Emprego e é devidamente fiscalizado pela Delegacias Regionais do Trabalho. Inspeções essas que verificará se no currículo de cada operante foi efetuado o exercício de Ponte Rolante e Talhas, Inspeções Diárias, Características de cada equipamento, Sinalização nas Operações, Atitudes seguras e Inseguras, Legislação Específica NR-11, Riscos de Acidentes, Causas de Acidentes, Medidas Preventivas, Normas de Segurança entre outros.

 


Quero Saber os Próximos Cursos

cadastro

Clique Aqui Para Saber Mais.
Cadastre seu e-mail para receber informações sobre cursos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!