Curso para manipulação de venenos e produtos tóxicos

O curso direcionado para a manipulação de venenos e também de produtos tóxicos é fundamental para a segurança do trabalho.  O contato e manuseio de produtos tóxicos surgem como a necessidade fundamental voltada a toxicidade dos compostos totalmente aplicados para o controle de ordem química danosa a uma exploração do homem. Além de todos os organismos indesejados, todos os produtos de ordem tóxica geram uma intoxicação em qualquer tipo de organismo vivo que de alguma forma possa ser exposto.  Todas as qualidades da aplicação dos produtos tóxicos estão relacionadas a alguns assuntos de segurança de importância para o aplicador, com isto o consumidor final e o ambiente em geral também.

A partir disto é possível quantificar a segurança de condições de trabalho com os produtos de ordem tóxica das avaliações de riscos e de intoxicação, com isto temos a intensidade está determinada em funções de dois fatores principais de toxidade e exposição.  Eles expressam todos os efeitos dos diversos fatores de influência aos riscos de intoxicação em condições de trabalho consideradas específicas. Dentre todos os processos podemos citar os tipos de formulações, bem como os métodos de aplicação, tempos de exposição aos produtos, intensidade do vento, medidas de segurança, proteção e higiene, entre outras determinações que se podem destacar os tipos de equipamentos que geram níveis de exposição diferenciados.

Manuseio de venenos e produtos químicos

Para trabalhar com segurança com produtos químicos é necessários estar informado sobre as propriedades e os perigos associados sua manipulação.  No curso de manipulação, o participante contará com a ajuda na identificação dos perigos e a entender as informações passadas sobre a solicitação dos produtos químicos comercializados. Algumas medidas de controle apropriadas para minimizar os riscos associados à manipulação de produtos químicos são importantes e é necessária sua instrução. Muitos destes produtos representam perigos múltiplos à saúde, ao ambiente de trabalho propiciando também perigos físicos concretos, podendo agir como inflamáveis, combustíveis, corrosivos, explosivos, que se inflamam espontaneamente, em contato com o ar.

Os produtos químicos inflamáveis não evaporam rapidamente nas condições de temperatura e pressão do local onde se encontram, esses permitem o acúmulo de vapor suficiente para inflamar na presença de uma fonte de ignição. A temperatura baixa na qual o vapor de um líquido pode ser inflamado por uma chama ou por uma faísca é conhecida como ponto de ignição desse produto químico. Elementos inflamáveis podem ser sólidos, líquidos ou gasosos, mas o tipo mais comum encontrado nos laboratórios é o líquido inflamável. Para saber mais sobre o curso, acesse Treinamento de segurança e se inscreva!

Conteúdo programático do curso

Em relação ao conteúdo programático do curso, podemos citar a aquisição dos produtos, bem como o aprendizado sobre os equipamentos de aplicação que são apropriados além da aplicação dos EPIS obrigatórios para proteger a saúde do trabalhador bem como realizar o transporte de produtos.

Entre a programação pedagógica estão; Conceitos gerais relacionados com produtos químicos, Classes e toxicidade de produtos químicos, Riscos associados a cada classe, Reconhecimento e controle dos riscos, Manuseio e uso, Armazenamento, Transporte, Transferência, Descarte, Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos, Situações e fichas de emergências, Plano de emergência, Regras para aquisição de produtos químicos, Conceitos e práticas sobre equipamentos de segurança, Tipos de equipamento de segurança e EPI, EPC.

 


Quero Saber os Próximos Cursos

cadastro

Cadastre seu e-mail para receber informações sobre cursos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!