Formação de Instrutor de CIPA

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes mais conhecida como CIPA é uma comissão formada por representantes indicados pelo empregador e membros eleitos pelos empregados dentro das empresas. Tem como obrigatoriedade prevenir acidentes e doenças do trabalho, preservando a vida, a integridade física e a saúde dos trabalhadores. Essa comissão é formada e constituída de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho e a Norma Regulamentadora 05. Todas as empresas com vinte ou mais funcionários sejam elas públicas, privadas, sociedades de economia mista, ou quaisquer outras instituições que admitam trabalhadores como empregados, são obrigadas a ter uma CIPA. A empresa que mantiver o quadro de funcionários inferior a esse número deverá designar um responsável, com o treinamento específico, para desempenhar as atribuições da Comissão.

Os cursos de formação de instrutor do CIPA têm como objetivos principais oferecer toda a capacitação em aspectos determinados e de prevenção ao ambiente de trabalho, além de realizar sistemas voltados a questões técnicas e legislativas de ordem previdenciária e trabalhista através de membros de comissão. Observando e discutindo relatos as condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir, até eliminar, os riscos existentes a fim de neutraliza-los. Tudo isto é determinado tanto por eleitos por votos como também os representantes designados pelo empregador.

A importância dos cursos de CIPA para as empresas

O curso voltado a CIPA visa criar a possibilidade de ministrar  treinamentos e a cultura de uma boa postura totalmente direcionada aos cuidados específicos com a saúde e com toda a integridade física de trabalhadores, desta forma é possível auxiliar a empresa procurando por uma redução e eliminação de condições que possam ser definitivamente desfavoráveis e possam criar doenças ocupacionais ou gerar acidentes de trabalho. A CIPA tem papel importante nas investigações de acidentes de trabalho e trajeto. Discutição de soluções dos referidos acidentes com os setores pertinentes, auxilia a empresa na divulgação e cumprimento das normas de Segurança do Trabalho.

Curso de formação de instrutor de CIPA

Com relação aos cursos oferecidos de CIPA para a formação de instrutor o participante aprenderá conteúdos diversos, voltados à conceituação básica dos acidentes de trabalho, bem como acidentes típicos, acidentes de trajetos, doenças ocupacionais, agentes de ambientes de trabalho e suas consequências para os trabalhadores, entre diversos outros conteúdos. Desenvolverá habilidades para utilização das ferramentas e métodos para gestão e capacitação para ser um membro da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes para atendimento da Norma Regulamentadora – NR5.

O público alvo é na maioria das vezes, técnicos em segurança do trabalho, estudantes do curso técnico em segurança do Trabalho e demais profissionais interessados pelo tema. A carga horária de curso varia de acordo com a necessidade da empresa e aluno poderá realizar os cursos para se capacitar devidamente na sua empresa se caso seja necessário. Dentre as melhores instituições para você realizar o curso de CIPA está Mundial treinamentos e cursos . O profissional habilitado neste tipo de curso estará devidamente qualificado para atuar e resolver qualquer tipo de situação que possa envolver situações com relação a saúde do trabalho.

 


Quero Saber os Próximos Cursos

cadastro

Cadastre seu e-mail para receber informações sobre cursos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!