Curso Operador para Retroescavadeira

A Retroescavadora é uma máquina bastante utilizada, tem a função de um trator e contém uma pá dianteira e traseira em sua base, usada nas construções urbanas e rurais para abertura de valas, transporte de materiais, nivelamento de terreno, retirada de entulhos, demolições, escavações e assentamento de tubos entre outros. Existem alguns cursos que oferece toda capacitação necessária para o condutor se especializar nesse tipo de máquina e sua procura no mercado de trabalho é bastante ampla e visada. O curso de operador de retroescavadeira disponibiliza aos alunos o conhecimento teórico, funcionamento correto do trator retroescavadeiras, técnicas de manuseios e operação da máquina e seus mecanismos e sistemas. No curso são administradas as aulas com os futuros operados com segurança e pericia por parte do condutor.

Para o melhor desenvolvimento do trabalho do operador na retroescavadeira será necessário o treinamento para adquirir habilidade com equipamento, essa desenvoltura virá com a experiência e uso contínuo. Os aspectos de segurança na operação são fundamentais, independente do tempo de conhecimento com a máquina. Caso esteja querendo fazer um curso de operador de retroescavadeira ou outros tipos de treinamentos confira mundial cursos e esteja preparado para o mercado de trabalho.

Normas de segurança da Retroescavadeira

Nas aulas para operador, os treinamentos são elaborados de acordo com as Normas Regulamentadoras. Para o manuseio da retroescavadeira é necessário seguir todas as exigências encontradas das NR 06, NR11, NR12 e NR18 em EPI, Transportes e movimentação de materiais, Indústria da Construção e outros. No curso para operador de retroescavadeira é disponibilizado o conteúdo programático teórico e prático com exposição da máquina, sua composição, sistemas e características. As estratégias e planejamento das atividades para operação segura da Retroescavadeira são previstas na lei e seguidas para uma eficácia garantida no curso de operador.

As normas para conduzir uma retroescavadeira são as seguintes; ao movimentar as cargas, deve se manter mais próxima do chão e apenas operadores treinados e qualificados devem operá-las. Ao iniciar o serviço deve ser realizada a inspeção diária, é proibido manusear a retroescavadeira próximo a barrancos e valas extensas e terrenos inclinados. A elevação de pessoas somente será permitida em plataformas para essa finalidade, é necessário o isolamento da área em operação com a máquina e estritamente proibido a passagem de pessoas por debaixo da carga ou ao seu redor. É necessário o cuidado especial com as cargas que transportadas. Existem inúmeros riscos com a operação da retroescavadeira por isso toda cautela é necessária.

Dicas de atenção na operação

O operador deve ser prudente em conduzir a retroescavadeira, seu movimento terá de ser suave, pois existem riscos no transporte de algumas cargas e movimentações em determinados lugares. Utilizar celular ou se distrair com cigarros no manuseio da máquina é estritamente proibido, essas distrações podem ocorrer explosões pedestres fatais ao condutor e quem circula na área. É importante manter  uma distância segura das linhas elétricas, verificar o nível da retroescavadeira e os apoios das sapatas.

Em hipótese alguma o operador deve deixar a máquina em movimento estando fora dela, é necessário desligar o motor, engatar e baixar a carga, acionar o freio de mão ao sair. À distância se segurança do veiculo a frente ou em objetos e paredes deve ser respeitadas, alguns movimentos bruscos podem prejudicar a carga é necessário evitar movimentos ríspidos. A operação com as mãos molhadas, sujas de graxas ou oleosas pode desestabilizar o volante, a higienização é fundamental nesse caso. Para finalizar é importante que o operador utilize os equipamentos de segurais tais como protetores auditivos, botas de segurança e outros de uso especifico exigido.

 


Quero Saber os Próximos Cursos

cadastro

Clique Aqui Para Saber Mais.
Cadastre seu e-mail para receber informações sobre cursos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!