Curso Operador de Plataforma Elevatória

A plataforma elevatória é uma espécie de elevador industrial constituído por uma plataforma de trabalho assentada a uma estrutura elevatória deformável, pode ser encontradas em dois modelos: Articulada e Tesoura. A função principal da plataforma elevatória é apoiar a chegada em direções de difícil alcance, seja na altura ou por muitas vezes apresentar obstáculos que impeçam o caminho. Esse tablado elevatório representa a modernidade e a evolução de equipamentos utilizados em altura, facilitador em setores de construção civil e industrial bastante útil e indispensável.

Para conduzir uma plataforma elevatória é necessário ser habilitado em curso específico de operador, confira Mundial cursos e se inscreva. Profissões como, por exemplo, eletricista, pintores e outros que demandavam de andaimes para executar tarefas em alturas, atualmente tem sido prestigiada com as práticas plataformas elevatória. Podendo também carregar cargas, sua vasta utilidade aumenta e ganha ainda mais adeptos no ramo civil e industrial. É importante frisar que todo trabalhador que operar a plataforma elevatória tem a obrigação de utilizar os equipamentos de segurança, assim como seguir todas as normas vigentes da lei.

Conteúdos do curso

O curso de operador de plataforma elevatória aborda conteúdos teóricos e práticos referentes à sua função, para reconhecimento vistorias de percepção de risco ligada a equipamentos móveis, prescritos em norma regulamentadora da CLT – NR11. Seu conteúdo programático teórico consiste em informações Gerais como; NR18 – Anexo IV, NR11 – Segurança em Veículos Industriais, Normas Internacionais, Instruções Gerais de Segurança, Riscos Residuais e averiguações, Espaço de Trabalho,Funções Técnicas do Equipamento, Modelos de Plataformas,

Tipos de Montagem de Plataformas, Rebocada, Montada ou em Caminhão, Atravancamentos e Rótulos, Fundamentação de Funcionamento, Estudo do Manual do Equipamento, Segurança, Proximidade a Linhas Elétricas, Efeito do Vento, Trabalhos em Ambientes Externos, Descargas Atmosféricas, Carregamento, Descarregamento, Deslocamento e Precauções e Operações com painel de solo e no cesto da plataforma.

Conteúdo prático do Treinamento

O contato inicial com o equipamento é a primeira lição prática que os operadores realizarão a checagem detalhada das conformidades e suas consequências, o trajeto básico conhecido como Translado, manobras em Altura conhecidas como ascensão e trabalhos simulatórios.

Rotina de Estacionamento, manutenção preventiva básica pelo operador e para finalizar a avaliação prática. O certificado do curso de operador de plataforma é aceita e reconhecida mundialmente como prova de formação, tem validade de um ano e caracteriza-se  na categoria na qual o operário recebeu a formação.

Principais componentes

É importante ressaltar os componentes principais da plataforma elevatória, o equipamento é construído para suportar somente os números de duas pessoas trabalhando, nas dimensões mais comuns que são 100 × 80 cm ou 100 × 100 cm. O espaço onde as pessoas irão ser instalaras deverão ser elevadas, descidas ou deslocadas decorrente ao seu movimento, que terá de ser apresentadas com os seguintes componentes: Comandos de controlo, Corrimão ou guarda-corpos, Barra intermédia, Rodapé ou guarda-cabeças, Plataforma elevatória, Por sua vez, o espaço do equipamento deverá reunir os seguintes requisitos técnicos tais como executado com materiais suficientemente rígidos e com resistência adequada como conter um piso antiderrapante.

 


Quero Saber os Próximos Cursos

cadastro

Clique Aqui Para Saber Mais.
Cadastre seu e-mail para receber informações sobre cursos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!