Curso operador de empilhadeiras

O profissional operador de empilhadeira atua no carregamento e descarregamento, além do armazenamento e transporte de materiais, levando em conta os aspectos de segurança e de legislação vigentes de forma que possa garantir um maior desenvolvimento do trabalho. Cada vez mais as empilhadeiras são usadas em vários segmentos, como por exemplo, indústrias, comércios, serviços, para aperfeiçoar todos os métodos e a logística dos sistemas de produção. A sua operação exige uma boa observação de cuidados distintos dos exigidos para a condução de outro veículo qualquer já que este exige manobras complexas tanto em carregamentos como no transporte e descarregamento dos materiais.

Para participar do curso é necessário que o candidato tenha habilitação para operação, seja maior de idade e ter completado o ensino fundamental básico. O curso de operador de empilhadeira coloca os alunos no papel de operadores do equipamento, em situações diversas ao desenvolvimento de seu trabalho e dia a dia da empresa, bem como um bom reconhecimento e identificação de todas as situações existentes na sua atividade desenvolvida. Ao finalizar o curso o candidato recebe um certificado de conclusão com a carga horária e seu aproveitamento de curso.

Objetivos do curso

O curso de operador de empilhadeiras tem como objetivo principal habilitar o profissional para operar empilhadeiras utilizando uma série de técnicas específicas para o armazenamento, empilhamento e também o tombamento de cargas, tudo isto respeitando é claro a legislação vigente para garantir a segurança de patrimônios e dos trabalhadores. O profissional que é formado por este curso deverá ter uma capacidade de reconhecer todas as diferentes atividades de ordem laboral, levando em conta todo o processo de produção, com a finalidade de identificar os riscos existentes. Além de identificar todo o processo de funcionamento das empilhadeiras, levando em conta suas características mecânicas, elétricas e de capacidade para selecionar a que for mais adequada a sua atividade de trabalho. Confira o curso acessando Treinamento de operador de empilhadeira.

Conteúdo programático

O participante do curso de operador de empilhadeira aprenderá técnicas variadas e entre elas estão os seguintes conceitos; Indicadores de aspectos individuais de cada participante do evento, Assiduidade e Pontualidade, Participação e Desempenho, Sugestões do instrutor e medidas complementares para a continuidade do desenvolvimento profissional dos participantes e aprimoramento da sua área, Treinamentos complementares, Práticas a serem adotadas no trabalho, Recomendações ao superior imediato do treinando, Acidentes do trabalho – causas e consequências, Componentes da Empilhadeira: motor, transmissão, embreagem, sistema hidráulico, painel de instrumentos, Conceitos de Segurança do Trabalho: Normas Regulamentadoras, Acidentes, Equipamentos de proteção, NR-11 – transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais.

Operação da Empilhadeira com exercícios de dificuldade, Manobras diversas, Responsabilidades do operador, conforme CBO Classificação Brasileira de Ocupações, Tipos de Empilhadeiras, Prevenção de Acidentes de Primeiros Socorros, Aulas expositivas e práticas em área separada da produção, Configuração do espaço para a parte prática, Empilhadeira, pallets, tambores, cones, fitas de isolamento de área, cargas inutilizadas,  Análise Preliminar de Riscos, Responsabilidades do Operador, Checklist, Inspeção diária da Empilhadeira, Tabela de observação diária Identificação dos instrumentos do painel e componentes entre outros.
Banner PagSeguro






 

 


Quero Saber os Próximos Cursos

cadastro

Clique Aqui Para Saber Mais.
Cadastre seu e-mail para receber informações sobre cursos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!