Curso Instrutor e operador de Ponte Rolante

A ponte rolante é um equipamento usado para elevação de cargas, e são compostas basicamente de viga, carro e talha. A ponte rolante pode ser móvel ou fixa, e tem a função de manejar objetos grandes e pesados que não podem ser movidos facilmente. Geralmente são encontradas nas indústrias muitas pontes rolantes com utilização no processo de fabricação do aço, estes equipamentos são também utilizados em quase todos os portos de todo o mundo, para mover cargas de dentro dos navios para fora, ou para movimentações na região retroportuária.

A construção dessa ponte depende de uma viga que permanece fixada sobre uma estrutura com suporte, pode ser realizado através da construção de uma grua em uma estrutura, ou através da construção de uma plataforma que detenha a viga. Alguns fabricantes de móveis também fazem uso das pontes rolantes, permitindo maior flexibilidade, na montagem e expedição dos produtos. Para conhecer mais sobre ponte rolante e cursos acesse, Mundial cursos e se inscreva!

Objetivo do curso

A grande necessidade de mão de obra em estocagem, movimentação, armazenamento de materiais em extensas dimensões busca profissionais qualificados em operação de ponte rolante. O curso visa à qualificação de profissionais de ponte rolante, atendendo as exigências das normas de segurança da NR11 em Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais e NR 12 Segurança na operação de máquinas e equipamentos e oferece ao operador, técnicas eficazes para o correto manuseio do equipamento, garantindo assim, a segurança do operador, da máquina e dos materiais transportados.

O participante efetuará operações de movimentação, carga e descarga com segurança utilizando ponte rolante e talha elétrica, bem como zelar pelo melhor desempenho e rendimento do equipamento. O curso de Instrutor de operador de Ponte rolante também oferecido pela Mundial cursos tem o objetivo de capacitar o futuro instrutor á realizar aulas da melhor forma com praticidade e compromisso levando todo conhecimento prático e teóricos aos futuros operadores.

Conteúdo programático

O público alvo para o curso de operador de ponte rolante visa atingir profissionais da área de transporte, logística, expedição e armazenamento das indústrias e pessoas interessadas em habilitar-se e atuar como operador de ponte rolante. E profissionais qualificados em operadores que desejam se instruir para formação de instrutor de operador de ponte rolante. O conteúdo programático do curso de operador é; Conceito, Diagnóstico das habilidades e atitudes do operador, Comunicação, Legislação NR 11, Acessórios, Tipos e Classificação, Estabilidade dos equipamentos frontal e lateral, Tipos de carga, Manutenção preventiva e corretiva e Equipamentos de Proteção.

O conteúdo programático para Instrutor de operador é; Conceitos em partes da Ponte Rolante como motor elétrico, viga, talha, botoeira, freio, gancho, cabo de aço, Regras de Operação conforme NR11 do Ministério do Trabalho, Regras Básicas de Operação, Regras para partida da ponte rolante, Operações diversas sem carga, com carga e com cargas especiais, Regras Básicas de Segurança. Os exercícios evolutivos e práticos são os seguintes; Verificação da manutenção diária pelo operador da NR11, Identificação das partes da máquina, identificação das alavancas de comando e instrumentos entre outros. Conheça também o curso de Treinamento de operador de empilhadeira e se inscreva!

pagamento

 


Quero Saber os Próximos Cursos

cadastro

Cadastre seu e-mail para receber informações sobre cursos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!