Curso Instrutor de Retroescavadeira

A retroescavadeira é sem dúvida um dos equipamentos mais utilizados em obras de construção civil, tem a característica de um equipamento funcional, porém complexo em sua operação. Constitui de uma caçamba na frente e um longo braço atrás da máquina para fazer escavações. A retroescavadeira exige muita habilidade do operador devido sua grande quantidade de movimentos realizados em execução, para operar uma retroescavadeira é necessária o conhecimento de suas funções e muitas das vezes o operador não desenvolve um bom trabalho devido essa falta de habilitação e conhecimento e acaba oferecendo risco a ele e comprometendo a máquina.

É essencial que todo operador de instrutor de retroescavadeira seja qualificado com curso conceituado, o bom treinamento diferencia o profissional, os participantes do curso terão a oportunidade de aprender a utilizar todos os movimentos possíveis que possam ser executados. Movimentos práticos como a subida de barrancos com auxílio dos braços e patolas, executar variados tipos de escavações entre outras manobras que qualificará o instrutor e operador. Você também pode conhecer o curso de operador de empilhadeira, ótimo curso para quem quer entrar no mercado de trabalho bem qualificado.

Objetivo do curso

O objetivo do curso é treinar e aperfeiçoar o instrutor operador, a prática de serviços bem executados, a demonstração prática realizada pelo profissional, aos participantes do curso a movimentação que o equipamento pode executar. Atividades em canteiro de obras com a movimentação do equipamento com certo grau de dificuldade também se faz necessário.

No treinamento o instrutor saberá dicas de como o operador será obrigado a utilizar a caçamba dianteira, o braço da retro e as sapatas, para sair do atolador. A formação para instrutor de retroescavadeira se dá algumas características, a pessoa interessada em ingressar no curso deverá ser profissionais técnicos em segurança do trabalho,tecnólogo ou  profissionais da área de segurança,instrutor de outras máquinas e equipamentos.

Conteúdo programático

Todo curso é pautado segundo as normas vigentes direcionadas em operação de retroescavadeira NR 11. Os participantes receberão os seguintes conteúdos; Valorização profissional e aspectos motivacionais Legislação  e Segurança e Medicina do trabalho, O perfil do instrutor de máquinas, Princípios de funcionamento do equipamento,Terminologia dos principais componentes da máquina, Retroescavadeira Axial, Retroescavadeira Axial com Braço extensível, Retroescavadeira de Deslocamento Lateral, Instrumentos , Interruptores, Alavancas e Comandos, Impactos e Meio Ambiente, Inspeção visual dos níveis de óleo, água e painel de instrumentos.

Motivo de funcionamento do sistema de arrefecimento, alimentação de combustível, lubrificação, elétrico, hidráulico, transmissão, regulagem de esteira e freios, A utilização correta de implementos e acessórios, Operações de carregamentos, profundidade e alinhamento de escavação, Correção de vícios na execução das tarefas no trabalho, A eficiência na operação para a economia de combustível, Segurança na operação, Transporte correta do equipamento, Praça de operação Posições de carga, Remoção da Retroescavadeira, Instalação da Retroescavadeira, Responsabilidades do Operador, conforme a Classificação Brasileira de Ocupações M.T.E., Inspeção diária da Retro escavadeira com tabela de observação diária Identificação dos instrumentos do painel e componentes. Para conhecer outros cursos em conformidade a NRs acesse Mundial cursos e participe!

 

 


Quero Saber os Próximos Cursos

cadastro

Cadastre seu e-mail para receber informações sobre cursos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!