Curso Instrutor de Ponte Rolante

As pontes rolantes são equipamentos constituídos em viga, o carro e a talha. Esse conjunto integrado proporciona condições ideais e seguras para o transporte e movimentação das cargas. Essa máquina transportadora é muito utilizada em meio industrial, no içamento e locomoção de cargas de um local para o outro. Conta com três movimentos independentes ou simultâneos como; longitudinal, transversal e vertical. Na indústria é possível encontrar duas categorias de pontes rolantes, que podem ser móveis ou fixas. O objetivo desse equipamento é lidar com cargas industriais grandes e pesadas, que não podem ser movidas facilmente de forma manual, em todas as etapas do processo de manufatura. A ponte rolante é utilizada para o procedimento da fabricação do aço, e também em portos para trazer objetos de dentro para fora dos navios ou em movimentação retro portuária.

Alguns equipamentos industriais trabalham com três tipos de pontes rolantes, especializadas para atender as necessidades do mercado oferecendo mais segurança e confiabilidade aos clientes. As pontes rolantes podem ser funcionais em diversos ramos da indústria e possuem o comprometimento de seguir com rigor a sua função devido sua montagem e tecnologia de ponta. Os tipos de Pontes Rolantes são; A Ponte Rolante Apoiada Dupla Viga usada na movimentação de cargas, indicado em processos que exigem maiores habilidades e grandes alturas. A Ponte Rolante Apoiada com uma viga, que consiste na movimentação de cargas, usado em locais com pé direito alto e também quando o caminho do rolamento é inferior à altura de elevação necessária de trabalho e por fim, a Ponte Rolante Suspensa, ideal para lugares onde não possam ser instaladas colunas de sustentação para o equipamento obedecendo ao pedido do cliente.

Curso de Instrutor

Para operar máquinas importantes como essa se faz necessário uma qualificação de operador, entretanto o curso se destina aos instrutores de ponte rolante, esses que tem a função de capacitar os profissionais a manejarem a máquina com a melhor comodidade e segurança no trabalho. A Formação de Instrutor para Operador de ponte rolante tem por objetivo desenvolver a capacidade necessária com instruções fundamentais, tornando assim multiplicadores hábeis com responsabilidade e seguros de um bom treinamento de para operadores. Para conhecer mais sobre o curso, acesse Mundial cursos e se inscreva!

Conteúdo programático:

Objetivo desenvolver a capacidade necessária para a formação de instrutores de Ponte Rolante, tendo em vista a movimentação interna de cargas, com segurança e eficiência, de forma a evitar acidentes e a preservar as boas condições da máquina, desenvolver qualidades pessoais, encorajando a prática da segurança de maneira preventiva e garantindo a qualidade do serviço executado.

Entre a programação teórica e prática estão; Método avaliativo e explicativo, Conceito fundamental para instrutores, Método avaliativo e Diagnóstico das Habilidades e Atitudes do Operador, Comunicação, Legislação – NR 11, Acessórios, Tipos e Classificação, Estabilidade dos equipamentos (frontal e lateral, Tipos de carga, Manutenção preventiva e corretiva, Equipamentos de Proteção de EPC e EPI entre outros. Confira também o Treinamento de operador de empilhadeira, acesse e se inscreva!

 

 

 

 

Quero Saber os Próximos Cursos

cadastro

Cadastre seu e-mail para receber informações sobre cursos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!