Curso Instrutor de NR20 Inflamáveis e produtos tóxicos

A NR 20 é uma Norma Regulamentadora especificamente da segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis. É uma norma que trata da gestão dos fatores de risco e segurança, essa lei foi criada em junho de 1978 e desde então vem sofrendo algumas revisões específicas. A abrangência dessa norma vai desde fábricas que tenham produção de inflamáveis, como instalações de armazenamento e transferência e manuseio de líquidos e combustíveis. É importante saber que para a manutenção e manuseio de inflamáveis se faz necessário um curso específico em segurança, somente pessoas habilitadas podem trabalhar em áreas que contenham tais produtos.

O curso de instrutor NR-20 de inflamáveis é básico, importante e atende a norma vigente se adequando com as normas do Ministério do Trabalho e Emprego. O curso tem como público alvo na maioria das vezes trabalhadores expostos a líquidos inflamáveis e combustíveis em sua rotina trabalhista, porém, destina-se também a capacitação dos trabalhadores que adentram nas áreas classificadas I, II ou II permanecendo em  contato direto com o processamento. A NR 20 dispõe de algumas formalidades para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes oriundos de atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.

Curso para NR20

O curso para instrutor de NR-20 tem o objetivo de atender e aplicar com toda maestria informações necessárias para que o futuro profissional possa transmitir de forma clara e concisa fundamentos importantes para a segurança de trabalhadores que ocupam áreas restritas de periculosidade. O treinamento tem como abordagem todos os tópicos previstos em Lei, conforme NRs, desenvolvendo a capacidade necessária para a formação de instrutor de multiplicador de treinamento. Com aulas práticas e teóricas, participante vivenciará alguns momentos de risco e possíveis formas de prevenção com esses produtos explosíveis.

O conteúdo programático na parte teórica deve ser abordado; O que é um treinamento; Funções e Perfil, de um Instrutor, Responsabilidades do Instrutor, Inflamáveis e suas características com propriedades, perigos e riscos, Administração coletiva e individual em trabalhos com inflamáveis,

Fontes de ignição e seu controle, Proteção contra incêndio, Comportamento em situações de emergência com inflamáveis, Características, propriedades, perigos, riscos, Controles coletivo e individual para trabalho com inflamáveis entre outros. Juntamente contam com o conteúdo Prático e utilização dos sistemas de segurança contra incêndios com inflamáveis, Inspeção diária, Sinalização, Entendimento de utilização dos sistemas de segurança contra incêndio.

 Liquido inflamável

A melhor definição dos líquidos inflamáveis e combustíveis pode depender do aspecto legal de cada um, o ângulo da periculosidade somente valerá a definição dada pela NR 20, caso o fulgor for a referência principal para caracterizar um determinado líquido como inflamável ou combustível. O líquido inflamável é todo produto que possua ponto de fulgor inferior a 70°C , já o líquido combustível é todo produto que possua ponto de fulgor igual ou superior a 70° C e inferior a 93,3° C.

Líquidos Combustíveis e Inflamáveis é, portanto temperatura inferior em que um líquido fornece vapor suficiente para formar uma mistura inflamável. Para conhecer mais sobre as normas e todo processo de inflamáveis se inscreva e capacite-se na Mundial cursos e esteja preparado para o mercado de trabalho. O Certificado é garantido após o término do curso e aprovação na avaliação final. Esse diploma é válido e reconhecido em todo Brasil, conforme exigências do Ministério do Trabalho.

 


Quero Saber os Próximos Cursos

cadastro

Clique Aqui Para Saber Mais.
Cadastre seu e-mail para receber informações sobre cursos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!