Curso Instrutor de Empilhadeira

A máquina empilhadeira é atualmente uma das máquinas mais utilizadas no ramo industrial, essa ferramenta possibilita e carga e descarga de materiais de todos os tipos. Para transportar e operar uma máquina empilhadeira se faz necessário um curso de operador de empilhadeira. Essa qualificação é redirecionada pela Norma Regulamentadora. O profissional que habilita um operador é chamado de Instrutor de empilhadeira, tem a função e responsabilidade de preparar com ministração e treinamento aulas teóricas e práticas para melhor entendimento do aluno.

O principal objetivo do instrutor é capacitar os futuros operadores a desenvolverem o treinamento em suas atividades profissionais com conhecimentos técnicos, teóricos e na utilização de metodologia apropriada para capacitarem uniformizando procedimentos e atitudes na atividade de operações corretas, seguras e eficientes. Os Pré- requisitos para ser um instrutor de empilhadeira é ter a conclusão o curso de Técnico Tecnólogo de Segurança do Trabalho ou o curso de Engenheiro de segurança do trabalho ou comprovação de atuação como Instrutor de outras máquinas e equipamentos. Possuir CNH nas categorias C,D e E além de ter concluído o ensino básico.

Responsabilidade de um instrutor

Para ser um bom instrutor é necessário ter Responsabilidade, Espírito crítico, ter iniciativa, controle emocional, organização, atenção, boa dicção, saber estipular pergunta, ser exemplo, dar reforço ao treinando, mudar situação de estimulo, fazer correlação, propiciar experiências integradas, comunicar-se, proporcionar visão sistêmica e cuidados com os temas seguidos. Trabalhar pelo crescimento e pelo desenvolvimento Dos alunos, através de treinamentos e demais atividades. As pessoas que investem em sua qualificação criam possibilidades para desenvolvimento. Caso esse perfil se encaixe a você como profissional se inscreva no curso Mundial Cursos e veja algumas opções de qualificação.

Conteúdo programático

Todo conteúdo do curso de instrutor de empilhadeira é pautado segundo a vigente Norma Reguladora e os procedimentos de segurança na operação, na manutenção, no transporte em geral e no empilhamento com a utilização das Empilhadeiras. Os participantes do curso terão como conteúdo as seguintes programações; Embasamento legal do curso, Porquê de acidentes com máquinas, Qualificações necessárias ao operador, Responsabilidade do operador, Características básicas do operador, Procedimentos de segurança na operação, Manutenção no transporte em geral e no empilhamento com a utilização das Empilhadeiras, Verificação dos equipamentos de proteção Coletiva, Dispositivos de freios e embreagem de segurança com os principais acessórios de segurança nas Empilhadeiras, Teste de balizamento com Empilhadeira, com informações de como avaliar o candidato a Operador de Empilhadeira.

Metodologia e da prática pedagógica, Desenvolvimento do conteúdo programático visando o entendimento do público, Entendimento da Legislação referente ao cumprimento ao disposto na NR-11, Adoção de procedimentos de rotina pautados pelas normas, Princípios e fundamentos para proteção ao trabalho em máquinas e equipamentos, Cuidados com pedestres no trânsito e noções básicas em Direção Defensiva, Procedimentos de segurança na operação, na manutenção, no transporte em geral e no empilhamento com a utilização das Empilhadeiras. O curso de instrutor é uma ótima maneira de qualificação e boas oportunidades no mercado, para saber mais acesse também curso.

 


Quero Saber os Próximos Cursos

cadastro

Cadastre seu e-mail para receber informações sobre cursos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!