Curso de operador de motosserra

Motosserra é uma ferramenta importante e de grande utilidade, porém seu manuseio exige força, cuidado e muita habilidade. A pessoa que possui prática consegue cortar-se, com rapidez e eficiência, troncos finos e compridos em pequenas partes e rachar-se madeira pesada. No entanto, para cortar e desbastar uma árvore é aconselhável recorrer aos serviços de pessoas habituadas a esse tipo de trabalho. Existem motosserras com motor a gasolina e motor elétrico, para uso doméstico, a mais indicada é a de tipo elétrico, se tiver necessidade de uma serra mais forte, com motor a gasolina, tente alugá-la num loja de ferramentas. Motosserras vêm sempre acompanhados de instruções detalhadas sobre a sua segurança e utilização.

Para executar serviços com essa máquina se faz necessário um curso para habilitação, se tratando de motosserra todo cuidado é necessário, pois dependendo do acidente pode ser fatal. Existem cursos muito bons que qualificam pessoas interessadas em ótimos operadores. No curso a instrução sobre os cuidados, equipamentos e traquejos com a motosserra fazem a diferença. Se você se interessa pelo curso então acesse Mundial cursos e se inscreva!

Uso adequado da Motosserra

Para usar com consciência e cuidado essa máquina é importante certificar-se de que a madeira que vai cortar está bem fixada sobre os suportes. Não é recomendado cortar madeira assente no chão, pois a serra pode raspar no solo e ficar danificada. Assegure-se de que a corrente de corte não está em contato com o que quer que seja quando a liga à corrente elétrica. Segure na serra firmemente com as duas mãos, com os polegares e os outros dedos a rodear as pegas. Mantenha o corpo todo e o vestuário bem longe da corrente em movimento e tome muita atenção ao cortar. Não force para que a corrente não salte e corte com a parte da lâmina mais próxima do motor, o que permite segurar a serra com firmeza.

Esteja preparado para os trancos, a serra pode resvalar repentinamente, para cima ou para trás, se tocar num obstáculo, como, por exemplo, um prego escondido na madeira ou um objeto sólido perto dela. Mantenha a serra agarrada com firmeza para nunca perder o domínio da ferramenta. Tente então cortar. Com a madeira apoiada nas duas extremidades, corte primeiro ele cima para baixo cerca de um terço do diâmetro do tronco. Em seguida, corte de baixo para cima em direção ao primeiro corte. Se a madeira estiver apoiada só num dos extremos, corte um terço do diâmetro de baixo para cima, serrando depois de cima para baixo, de modo a evitar que a madeira prenda a serra.

Conteúdo Programático

É importante seguir todos os requisitos de segurança, o participante do curso terá todo amparo e aulas precisas sobre o treinamento, entre a programação temática estão os seguintes conceitos, Apresentação da motosserra, Conjunto de corte, Técnicas de Operação, Mapeamento da equipe, Manutenção diária, Prevenção de acidentes na operação, Realização de análise Preliminar de Risco, Afiação de corrente, Uso de machado enleirador, Conscientização ambiental abordando sobre aspectos e impactos, minimização da geração de resíduos, combate aos desperdícios, Tratamento e disposição final de resíduos tóxicos e não tóxicos, Acompanhamento Prático, Uso correto e conservação de EPI’s entre outros. Conheça também o curso de Operador de empilhadeira.

 


Quero Saber os Próximos Cursos

cadastro

Cadastre seu e-mail para receber informações sobre cursos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!