Curso de NR 35 Trabalho em Altura

O trabalho em altura requer atenção redobrada, as atividades realizadas em locais elevados, com altura superior a dois metros do piso, o risco de queda pode ter consequências graves e fatais. Segundo profissionais da área de segurança, as ocorrências de acidente de trabalho em altura são provenientes do não atendimento às normas de saúde e segurança do trabalho, em especial a NR 35. É de extrema importância observar as atividades e as condições do ambiente a ser realizado o trabalho como ex a exposição às condições climáticas como ventos e chuvas que pode causar hipotermia, portanto o uso de roupa adequada ou barreira para impedir a exposição faz a diferença na proteção. Para todo trabalho em altura necessita de capacitação, o trabalhador deve se informar e se instruir sobre sua segurança como forma de prevenção.

É considerado um trabalhador capacitado para os trabalhos em altura, aqueles que forem submetidos e aprovados em treinamentos de forma teórica e prática, com uma carga horária equivalente de no mínimo oito horas de curso, esta qualificação é obrigatória por lei para quem trabalha neste tipo de serviço. Os cursos voltados ao trabalho em altura devem envolver diversos assuntos, como, por exemplo, as normas e regulamentações aplicáveis para o trabalho em altura, além de uma análise de riscos e condições de ordem impeditiva. É importante envolver condutas de situações de emergência, o que inclui noções básicas de resgate e de primeiros socorros.

Objetivo do curso                                         

O objetivo do curso é a capacitação e instrução dos profissionais para estarem aptos e, em conformidades com a resolução assim como as análises de riscos, aspectos de saúde do trabalhador que estejam voltados para o trabalho realizado em altura, noções de resgate e primeiras ações em situações de emergência, aulas práticas de trabalho em altura em centros de treinamento.

O curso é de ordem periódica de forma  deverá ter uma carga horária  mínima de acordo com as NRs, o que deverá respeitar o conteúdo programático. Os treinamentos iniciais são de forma subsequente e também eventual para os trabalhos em altura devem ser ministradas em um conjunto com todos os treinamentos específicos da empresa. Ao finalizar este tipo de treinamento o profissional deverá receber uma certificação com o seu nome e todas as informações necessárias de um profissional qualificado para exercer tal função

Como conteúdo programático

Entre a programação temática do curso da NR 35 estão; Conceitos e práticas gerais de trabalho em altura, Normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura, Análise de Risco e condições impeditivas, Riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle, Acidentes típicos em trabalhos em altura, Condutas em situações de emergência, incluindo noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros, Conceitos e práticas sobre equipamentos de segurança.

Tipos de equipamento de segurança, Equipamentos de Proteção Individual para trabalho em altura: seleção, inspeção, conservação e limitação de uso, Funcionamento de equipamentos de segurança, Inspeção dos equipamentos e itens de segurança, Tipos de recursos utilizados, Tipos de trabalho em altura, Escadas móveis, Escadas marinheiro, Andaimes, Plataformas suspensas, Plataformas elevatórias, Balancim, Passarelas para telhado, Riscos associados ao trabalho em altura entre outros.  Conheça também sobre o Treinamento de operador de empilhadeira, confira e se inscreva!

 


Quero Saber os Próximos Cursos

cadastro

Clique Aqui Para Saber Mais.
Cadastre seu e-mail para receber informações sobre cursos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!