Curso de Instrutor e Operador de Empilhadeira

A máquina empilhadeira é um equipamento útil para carregar cargas, existem variados tipos de empilhadeira e nesses grupos estão as empilhadeiras manuais, elétricas e a combustão, embora haja diversos subtipos de empilhadeiras. Essa diversidade de máquina se deve as diferentes necessidades de cada cliente, às diferenças de preço nos modelos, capacidade do modelo de empilhadeira, e até capacidade para circular dentro dos corredores de porta-pallets de um galpão ou depósito.

As empilhadeiras que são alimentadas através de energia elétrica de baterias e recomendadas para locais abrigados da chuva, como depósitos, galpões, almoxarifados, câmaras frigoríficas. Esse tipo de empilhadeira é extremamente versátil, e possui a vantagem de ser silenciosa, por funcionar através de baterias. Normalmente as empilhadeiras elétricas possuem torre de elevação, isto é, a peça que possibilita erguer as cargas em pallets a metros do chão, permitindo coloca-las em prateleiras elevadas, embora haja tipos de empilhadeira elétrica que sejam específicos apenas para carregar pallets ao nível do solo. Conheça o curso de Operador de empilhadeira e se inscreva!

Objetivo do curso

O objetivo do curso de instrutor e operador de empilhadeira é principalmente capacitar os alunos para o desenvolvimento deste tipo de treinamento em atividades profissionais. Esta capacitação deverá ocorrer conforme determina a legislação vigente visando uma maior qualificação profissional para operar o equipamento com uma boa segurança e uma boa eficiência. Para realizar este tipo de curso, como pré-requisitos é importante que o profissional possua um curso de técnico ou tecnólogo em segurança do trabalho, ou ter concluído o curso de Engenheiro de Segurança do Trabalho ou comprovar que atua como instrutor em outros tipos de máquinas ou equipamentos pesados.

Conteúdo programático do curso

Com uma responsabilidade, iniciativa, controle emocional, organização, dar um bom reforço ao treinando, variar a situação de estímulo, propiciar experiências integradas, se comunicar e proporcionar uma visão sistêmica e um cuidado com os temas abordados são apenas algumas das características que um bom instrutor e operador de empilhadeira precisa ter. Na parte teórica, este profissional aprende sobre o embasamento legal de curso, porque ocorrem acidentes com máquinas, qualificações que são necessárias ao operador, conhecendo o porquê a empilhadeira tomba, painel de instrumentos, símbolos utilizados, conhecendo os acessórios para movimentação de materiais, segurança no abastecimento de pit stop, regras básicas de segurança, entre outros.

Na parte prática, os alunos de cursos de Instrutor e Operador de Empilhadeira deverão aprender como realizar as verificações diárias e como é possível operar as máquinas com uma maior eficiência e segurança. Além de também desenvolver vários tipos de manobras e exercícios em pistas próprias, a princípio sem cargas e posteriormente com cargas onde será feita uma avaliação por parte do instrutor. Esta é uma qualificação extremamente importante para cada vez menos vermos tragédias e também acidentes graves em empresas diversas. Além do que esta qualificação valoriza e muito o profissional no mercado de trabalho, o que vale muito o seu investimento. Por isso faça agora mesmo um orçamento, e entre em contato acessando Mundial cursos.

 


Quero Saber os Próximos Cursos

cadastro

Clique Aqui Para Saber Mais.
Cadastre seu e-mail para receber informações sobre cursos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!