Curso de Amarração de Cargas

Uma das principais exigências de segurança no transporte rodoviário é a amarração adequada das cargas aos veículos. Esse procedimento age prevenindo que a carga não seja deslocada, abstendo acidentes e garantindo a preservação dos produtos envoltos. A amarração correta da carga também preveni movimentos ocorridos durante o transporte, como manobras bruscas, curvas e frenagem. Outros fatores são levados em consideração na integridade dos produtos como as condições climáticas. É importante que o trabalhador que tem a função de amarrar as cargas saiba que existe a importância da força envolvida durante o processo de amarração de uma carga.

A carga vertical, por exemplo, corre o risco de deslize quando o piso do caminhão e a carga são lisos é importante diminuir esse atrito com a utilização de borrachas e mantas entre a carga e o piso. Já a carga diagonal precisa estar devidamente amarrada em todos os lados para que não tombe nem deslize. Todos os detalhes de técnicas de amarração, o profissional aprenderá com uma qualificação específica para amarração de cargas. Confira a importância do curso nos tópicos abaixo.

Objetivo do curso

Os cursos voltados para a Amarração de Cargas são excelentes alternativas para quem tem interesse em atuar no mercado de trabalho na área de Riggers, essa qualificação conta com objetivos principais passar algumas das principais técnicas de operação dos equipamentos para um içamento de cargas e uma movimentação das mesmas.

O sistema de aprendizado envolve conhecimentos de amarração de cargas, informações específicas sobre cabos de aço, cintas sintéticas bem como diversas outras técnicas voltadas ao içamento, os realizadores do curso ainda aprendem sobre técnicas de movimentação de carga e normas de segurança e sinalização do trabalho.  A carga horária de curso determinada por lei estabelecida pelo MTE é equivalente a 30 horas aula, e para finalizar é importante que o usuário tenha concluído o sexto ano de Ensino fundamental para realizar este curso. Para saber mais acesse, Mundial cursos e se inscreva!

Conteúdo programático

O participante do curso aproveita o aprendizado de treinamentos práticos de movimentações dos materiais do dia a dia e técnicas fundamentais para amarração de cargas. Para quem estiver interessado em realizar este e outros tipos de cursos, existem algumas instituições que são homologadas através do MTE que permitem a realização deste tipo de curso como Cursos de retroescavadeira e Mundial cursos, aproveite a oportunidade. Entre as programações temáticas do curso estão; 10 regras essenciais para o acondicionamento adequado da carga, Generalidades e Responsabilidades, Sistemas de Retenção da carga, Cálculo do Número de Dispositivos de Amarração, Inspeção durante o percurso, Cargas Normalizadas, Requisitos para cargas específicas, Requisitos para cargas indivisíveis e cargas especiais, Orientações para distribuição da carga sobre o veículo, Como elaborar o Plano de Amarração de Cargas, Exemplos práticos, Conclusões, Espaço para discussões, Equipamentos de Proteção Individual, Cronograma Ideal para uma Movimentação, Acessórios do Movimentador, O que é treinamento, Regras de Operação conforme NR11, Regras Básicas de Operação; Acidentes, A Carga Peso e Centro de Gravidade, Cordas; Cabos de Aço; Laços e Cintas.

 

 

 

Quero Saber os Próximos Cursos

cadastro

Clique Aqui Para Saber Mais.
Cadastre seu e-mail para receber informações sobre cursos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!