CIPA NR-5

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes também conhecida como CIPA, promove a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, tornando compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Segundo a legislação a CIPA deve ser constituída em estabelecimento e manter-se assim em regular funcionamento as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados. As medidas da NR 5 aplicam-se, aos trabalhadores avulsos e às entidades que prestam serviços, seguindo todas normas estabelecidas na qual se faz aos setores econômicos específicos.

A empresa que conter afiliados na mesma cidade deve garantir a integração das CIPA e dos designados, conforme o caso, com o objetivo de harmonizar as políticas de segurança e saúde no trabalho. Portanto com objetivo de promover o desenvolvimento de ações de prevenção de acidentes e doenças decorrentes do ambiente e instalações de uso coletivo, podendo contar com a participação da administração do mesmo. Para muitas pessoas as normas vigentes são desconhecidas, entretanto existem cursos bem renomados no mercado que facilitam essa adequação das normas através de palestras e exposição de cada item, atualizando o participante a aprender de forma simples. A Mundial curso oferece esse e outros cursos importantes da NRs, acesse e confira!

Objetivo do curso

O curso atende a Norma Regulamentadora Nº 05, garantido de acordo com as normas do Ministério do Trabalho e Emprego.  Após a conclusão do curso, o participante terá capacidade de entender e interpretar a CIPA de forma simples. A qualificação tem como finalidade fornecer aos componentes da CIPA, conhecimentos básicos do estudo da norma regulamentadora NR-5 do Ministério do Trabalho, para aplicar os conhecimentos no procedimento da prevenção de acidentes, colaborando ativamente para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho saudável e seguro, bem como apresentar ao empregador as condições de risco no ambiente de trabalho e solicitar medidas para reduzir e eliminar os riscos existentes no trabalho. Conheça também o curso de Operador de empilhadeira.

Conteúdo programático

O conteúdo programático atende aos componentes da CIPA, conhecimentos básicos do estudo da norma regulamentadora NR-5 do Ministério do Trabalho, para aplicar os conhecimentos no procedimento da prevenção de acidentes com os seguintes conceitos; Riscos Físicos, Riscos Biológicos, Riscos de Acidentes, Mapa de risco; O que é, Quem faz, Tipos de Riscos, Como Levantar e Identificar os Riscos Durante a Visita ao Setor, A Avaliação dos Riscos para a elaboração do Mapa, A Colocação dos Círculos na Planta ou Croqui, Medidas de controle como eliminação  de risco, Neutralização do Risco, Sinalização do Risco, Obrigações do Empregador Quanto ao Uso do EPI.

Obrigações do Empregado Quanto ao Uso do EPI, Inspeção de segurança, Objetivo, Inspeções a ser realizada, Passos a Serem Seguidos na Inspeção de Segurança, Acidente do Trabalho em conceito Legal, Acidente do Trabalho em conceito Técnico, A Investigação das Causas dos Acidentes Ocorridos entre outros. Para conhecer mais sobre esse e outros cursos acesse Mundial cursos e se inscreva!

 

 

 


Quero Saber os Próximos Cursos

cadastro

Clique Aqui Para Saber Mais.
Cadastre seu e-mail para receber informações sobre cursos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!